A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu nesta quarta-feira (12) um alerta público sobre tentativas de golpe que se aproveitam da tragédia causada pelos tornados no Paraná para pedir doações falsas em nome de autoridades americanas. Em publicação feita no X, a representação diplomática afirmou estar ciente de “tentativas criminosas de fraude solicitando doações para operações de socorro no sul do Brasil”.
‘Presente para as facções’: Esquerda critica relatório de Derrite sobre PL Antifacção e compara texto à PEC da Blindagem
Anielle Franco sobre a COP: “A população afrodescendente precisa estar cada vez mais incluída nos espaços de decisão”
O texto enfatiza que “autoridades americanas não solicitam dinheiro nem pedem doações por meio de redes sociais” e orienta que, diante de qualquer mensagem com esse teor, o público “não envie dinheiro e não compartilhe suas informações pessoais caso receba mensagens solicitando dinheiro em nome de representantes do governo dos EUA”, devendo denunciar e bloquear “imediatamente essas tentativas de golpe”.
A publicação é feita dias após a passagem de três tornados pelo Centro-Sul do Paraná, que deixaram ao menos sete mortos e um rastro de destruição em cidades como Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo. Os fenômenos foram confirmados pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e atingiram ventos de até 330 km/h, segundo laudos técnicos.
Initial plugin text
Initial plugin text
O município de Rio Bonito do Iguaçu foi o mais afetado, com 90% das construções danificadas. O governador Ratinho Jr. (PSD) decretou estado de calamidade pública, medida reconhecida pelo governo federal. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, visitou a região no fim de semana e anunciou ações emergenciais, incluindo a liberação do saque do FGTS por calamidade e a previsão de repasses estaduais de até R$ 50 mil por família que perdeu a casa.
Créditos
Embaixada dos EUA alerta para golpe que usa tragédia no Paraná como pretexto para pedir doações
2
