‘Emergência 53’ conquista prêmio inédito no Festival de Berlim
“Emergência 53”, série Original Globoplay desenvolvida e produzida pela Conspiração, foi a vencedora do Studio Babelsberg Production Excellence Award, prêmio inédito lançado neste ano no Berlinale Series Market, parte do Festival de Berlim. Sendo a única produção brasileira selecionada para o festival em 2026, a obra se destacou entre 17 títulos internacionais. O anúncio foi feito na terça-feira (17) por Marcus Loges, diretor-executivo do Studio Babelsberg, durante uma cerimônia no Lounge do CinemaxX, em Berlim.
- Controvérsia: Javier Bardem, Fernando Meirelles e outros artistas criticam o Berlinale após declaração de Wim Wenders, presidente do júri, sobre Gaza; entenda
- Resultados parciais: Enquete do BBB 26 revela participante com mais de 50% dos votos a poucas horas do encerramento da votação
“Receber este prêmio de séries em sua primeira edição no Festival de Berlim é uma emoção imensa, especialmente considerando que o festival sempre reconheceu e valorizou o cinema brasileiro, premiando ‘Central do Brasil’ e ‘Tropa de Elite’ com o Urso de Ouro, além de selecionar diversos outros filmes. ‘Emergência 53’ é uma série que retrata nossa realidade, pensada para o público brasileiro, e é extremamente gratificante vê-la também sendo apreciada por espectadores estrangeiros”, comemorou Alex Medeiros, Head de Conteúdo de Ficção do Globoplay e da Globo Filmes, que subiu ao palco ao lado de Renata Brandão, CEO da Conspiração.
O júri destacou que a produção se destacou pela atuação da jovem e carismática protagonista, além de um elenco diversificado, com forte potencial emocional e narrativo. Segundo o comitê, um dos principais pontos fortes da série é sua ambientação vibrante e complexa, apresentada não apenas como cenário, mas como elemento ativo que influencia a trama.
Este é o terceiro ano consecutivo em que uma série Original Globoplay é exibida em Berlim, seguindo os sucessos de “Betinho – No Fio da Navalha” e “Reencarne”.
Com previsão de estreia ainda este ano no Globoplay, “Emergência 53” retrata a rotina e os desafios dos profissionais que trabalham em uma unidade especial do serviço móvel de urgência. A criação é assinada por Claudio Torres, Márcio Maranhão e Andrucha Waddington, que também divide a direção com Torres. O roteiro é de Torres e Fábio Mendes.
O elenco inclui Valentina Herszage, Heloisa Jorge, Yara de Novaes, Emílio Dantas, Ana Hikari, Jaffar Bambirra, Raquel Villar, William Nascimento e Emílio de Mello, além de uma participação especial de Fernanda Montenegro.

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2026/v/P/N08uALTJW89fvGqQrIaQ/ap26048489207052.jpg)
