Primeiro brasileiro no grid da Fórmula 1 desde a aposentadoria de Felipe Massa, no fim de 2017, o paulista Gabriel Bortoleto, de 21 anos, pode dizer que conhece bem Interlagos como um todo, mas não necessariamente os cerca de quatro quilômetros da pista principal. Sua única experiência no traçado foi em fevereiro de 2022, pela Stock Car. Quando o assunto é o kartódromo do complexo, porém, a conversa muda.
– Bem, em Interlagos mesmo, há uma pista de kart literalmente ao lado daqui. Eu comecei a correr quando tinha seis anos, então foi nessa idade que vim a Interlagos pela primeira vez. Mas um Grande Prêmio de Fórmula 1, na verdade, eu nunca tinha assistido antes da minha temporada na F3. Então, acho que 2023 foi o primeiro ano em que estive em Interlagos assistindo dos boxes. Nos outros anos, eu via do kartódromo. Até dá pra ver, se você olhar por cima do muro, dá pra assistir – conta o brasileiro, se referindo ao espaço que tem o nome de Ayrton Senna, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira.
Ao longo dos próximos dias, o jovem piloto precisará superar a pouca experiência na pista. Para isso, terá apenas um treino livre na sexta-feira. A sessão seguinte já é classificatória para a corrida sprint de sábado, dia também do qualifying que define o grid de largada para a corrida principal, às 14h de domingo.
– Eu tento levar sempre da maneira mais consistente possível, constante. Acho que é essa a palavra. Por ser um fim de semana em Interlagos, obviamente tem mais expectativa, mais ansiedade em todas as partes, mas no fim das contas é uma corrida que vale a mesma quantidade de pontos, tem o mesmo plano de outras corridas, é um fim de semana sprint. Então eu quero levar da mesma maneira e fazer o meu melhor.
– A gente leva isso como um trabalho, obviamente, mas também tem que se divertir. Lutei a minha vida inteira para estar aqui, eu tenho que aproveitar esse momento. Eu acho que correr em Interlagos é um sonho de qualquer piloto brasileiro. Correr de Fórmula 1 em Interlagos é um sonho maior – diz Gabriel, que falou com os jornalistas em duas ocasiões nesta quinta-feira (6).
No Autódromo José Carlos Pace, o nome oficial da pista de Interlagos, Gabriel Bortoleto tem que se dividir entre os preparativos de sua equipe, a Sauber, e os diversos eventos publicitários que precisa cumprir nos próximos dias.
– [A preparação] Muda um pouco, porque eu tenho menos tempo para me preparar durante a semana em si. Mas a equipe fez um bom trabalho tentando diminuir o máximo possível. Obviamente que temos contratos que temos que cumprir, são apoiadores. São pessoas que estão me ajudando, me ajudaram a chegar à Fórmula 1 e também outros patrocinadores que entraram comigo já no momento em que eu já estava na F1. E eu acredito que é importante cumprir com todos esses compromissos, porque são pessoas que estão lá para te apoiar, sabe? Então eu faço questão de ir em cada evento também e dar o meu melhor nesses eventos. Mas obviamente que o final de semana fica cada vez mais curto e apertado – ressalta Gabriel
Ainda tímido, Gabriel Bortoleto participou nesta quinta-feira, na área dos boxes de Interlagos, de um evento sobre segurança no trânsito, com a presença de jovens de várias regiões da cidade. Sem muito tempo para fotos e selfies, o piloto posou para os fotógrafos e saiu rapidamente. Antes disso, na primeira coletiva, o brasileiro falou da inspiração que pode ser para os mais jovens.
– Eu não virei a chave, mas fico muito feliz, de alguma maneira, de conseguir inspirar, talvez, crianças que estão começando no esporte ou outros pilotos brasileiros. Porque um dia eu fui esse menino, que não faz muito tempo, sendo bem sincero. Tem uma foto legal minha e do Felipe (Massa) na Granja (Viana, kartódromo na Grande São Paulo), quando ele estava na Ferrari, eu tinha, sei lá, 10, 9 anos de idade. E, pô, eu quando passo nos kartódromos hoje, ontem eu tive um evento da Porto e tinham várias crianças lá tirando foto. Dá pra ver como elas te olham de uma maneira diferente, então por isso que eu também tomo o cuidado no que eu falo, na pessoa que eu tento ser – resume o brasileiro.
O Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 começa na sexta-feira (7). Os portões nesse dia abrem às 8h. O primeiro treino livre será às 11h30 e a classificação sprint, às 15h30. No sábado, a corrida sprint será às 11h. A classificação para a prova de domingo ocorrerá às 15h. No dia principal, a corrida será às 14h.
