0
O Fantástico deste domingo (21) traz uma entrevista exclusiva com o delegado salvo pelos colegas durante a megaoperação nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio. Quase dois meses depois, ele teve a tão esperada alta do hospital.
‘Só estou vivo porque não desistiram’, diz delegado salvo por colegas em megaoperação no Rio após quase dois meses de internação / Foto: Reprodução
“Eu só estou vivo hoje foi porque eles não desistiram, momento algum”, diz o delegado, Bernardo Leal.
Um vídeo gravado durante a megaoperação na Zona Norte do Rio de Janeiro mostra o momento em que policiais civis resgatam o delegado Bernardo Leal, baleado na perna durante o confronto.
As imagens registram a tensão e o improviso dos agentes para salvar o colega enquanto os tiros ainda ecoavam no entorno. Nos primeiros segundos, é possível ouvir o desespero dos policiais: “Tem que derrubar essa p*** desse muro. Dá porrada nele”, diz um agente.
O cinegrafista Jadson Marques, que está acostumado a registrar imagens de operações policiais, foi quem fez o vídeo. “Policiais tentando resgatar o delegado que está baleado!”, diz o profissional.
O grupo tenta derrubar uma parede de concreto para abrir passagem, já que o beco onde estavam era estreito demais para a fuga. Para retirar o delegado, os policiais improvisaram um suporte com um pedaço de madeira, usado como talas para conter o sangramento na perna ferida.
Mesmo sob tiros, o grupo consegue colocar Bernardo nas costas e o leva até uma moto, usada como meio de transporte emergencial para retirá-lo da comunidade.
O vídeo mostra ainda o momento em que os agentes descem o morro com o delegado ferido, em meio ao tiroteio. “Vai, vai, vai!”, gritam os policiais, enquanto buscam uma rota segura até a base de apoio.
A operação, considerada uma das mais intensas dos últimos anos no Rio e a mais letal da história, deixou 121 mortos, entre eles cinco policiais, e mobilizou forças estaduais e federais.
veja o vídeo:
