Home » Ex-Coritiba e Corinthians, Bill é alvo de ofensas racistas em jogo do futebol amador

Ex-Coritiba e Corinthians, Bill é alvo de ofensas racistas em jogo do futebol amador

by admin

O atacante Bill, ex-Coritiba e atualmente no Trieste, foi alvo de ofensas racistas em partida da semifinal da 60ª Taça Paraná, torneio de futebol amador. O jogo era contra o rival Iguaçu e terminou 2 a 2 no Estádio Francisco Muraro, casa do Trieste, em Santa Felicidade.

Segundo a súmula do confronto, aos 24 minutos do segundo tempo, o atacante denunciou ao árbitro Marco Antônio dos Santos Travessolo que havia sido chamado de “macaco” por um torcedor do Iguaçu, que se encontrava atrás do gol. A arbitragem, de imediato, iniciou o protocolo antirracismo, paralisou o jogo e fez o sinal cruzando os braços em “X”.

O torcedor não foi identificado, pois não havia policiamento no momento do fato, e o jogo foi reiniciado três minutos depois. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) não se pronunciou sobre o caso. Confira abaixo o relato do árbitro da partida:

“Informo que aos 24′ minutos do segundo tempo o atleta nº18 Rosimar Amancio, da equipe do Trieste denunciou a este arbitro que havia sido chamado de ”macaco” por um torcedor da equipe visitante que se encontrava atras do gol, de imediato foi iniciado o protocolo antirracismo, paralisando o jogo e fazendo o sinal com braços antirracista. Informo que nenhum membro da equipe de arbitragem viu/ouviu esse ato. Foi informado o delegado da partida, solicitando que identificasse o torcedor apontado por proferir palavras racistas, porém foi informado a este arbitro que não havia policiamento e ate o momento da confecção desta sumula não foi identificado o torcedor. Durante esse momento foi arremessado dois copos contendo liquido vindo da torcida do Iguaçu em direção ao campo de jogo. Partida reiniciou aos 27′ minutos“.

Aos 41 anos, Bill está em atividade no clube amador, mas neste ano disputou o Campeonato Potiguar pelo Laguna-RN, onde marcou quatro gols em 11 partidas. Em 2024, pelo mesmo clube, o atacante foi um dos destaques do acesso do Laguna à Primeira Divisão estadual, terminando como artilheiro da equipe, com seis gols.

No Brasil, o centroavante também vestiu as camisas de clubes tradicionais como Corinthians, Santos, Ceará, Sport, Figueirense e América-MG, além de acumular passagem de sete temporadas pelo futebol da Tailândia, onde atuou por Chiangrai United e Lamphun Warrior.

Bill foi anunciado no Trieste no mês passado e já tem um gol marcado. A partida de volta entre Trieste e Iguaçu, que definirá o finalista da competição amadora, será no sábado (29), às 15h30, no Egydio Ricardo Pietrobelli.

Trieste divulga nota repudiando ato de racismo

O Trieste Futebol Clube manifesta seu mais profundo repúdio aos ataques racistas direcionados ao atleta Bill, vindos de torcedores da equipe visitante posicionados atrás do gol de fundos do Estádio Francisco Muraro, durante a semifinal da 60.ª Taça Paraná, no dia 22/11.

Aos 24 minutos do segundo tempo, o árbitro da partida interrompeu o jogo e acionou o protocolo antirracista diante das ofensas constatadas.

Reafirmamos que racismo, xenofobia e qualquer forma de discriminação são inaceitáveis e incompatíveis com o esporte. A Diretoria do Trieste Futebol Clube já está em contato com as autoridades competentes para investigação e responsabilização dos envolvidos, garantindo que episódios como este não sejam tolerados.

Nossa total solidariedade ao atleta Bill.

Siga o UmDois Esportes



Créditos

You may also like