Home » Ex-presidente da Bolívia Luis Arce é preso em La Paz, diz ex-ministra

Ex-presidente da Bolívia Luis Arce é preso em La Paz, diz ex-ministra

by admin

O ex-presidente da Bolívia Luis Arce foi preso nesta quarta-feira (10), em sua casa no bairro Sopocachi, em La Paz. A informação foi divulgada pela ex-ministra e aliada política María Nela Prada, que gravou um vídeo denunciando a ação.

Segundo Prada, Arce foi levado para a sede da Força Especial de Luta Contra o Crime Organizado (FELCC). Ela afirma que a detenção ocorreu sem mandado judicial e enquanto o ex-mandatário estava sozinho em casa.

“Quero denunciar perante o povo boliviano e a comunidade internacional que o ex-presidente Luis Alberto Arce Catacora foi sequestrado em Sopocachi”, declarou.

Até o momento, o governo boliviano não se manifestou oficialmente sobre a prisão.

Luis Arce Catacora, ex-presidente da Bolívia — Foto: Reuters/Mariana Greif

Investigação por desvio de recursos

A Procuradoria da Bolívia teria aberto uma investigação contra Arce por suposto desvio de verbas do Fundo Indígena, programa voltado ao desenvolvimento de comunidades indígenas e camponesas.

Crise política e ruptura interna

Arce deixou a Presidência em 8 de novembro, em meio à pior crise econômica boliviana em 40 anos. Sua saída marcou o fim de um ciclo de 20 anos da esquerda no comando do país.

Ele havia sido eleito com apoio de Evo Morales, de quem foi ministro, mas ambos romperam politicamente, resultando em uma divisão na base progressista.

O atual presidente, Rodrigo Paz, é o primeiro líder de direita a assumir o governo boliviano após duas décadas da esquerda no poder.

Contexto econômico

Durante sua gestão, Arce adotou uma política de subsídios universais para gasolina e diesel, o que contribuiu para o agravamento financeiro do país e para o esgotamento quase total das reservas cambiais.

A inflação anual chegou a 19% em outubro, depois de atingir o pico de 25% em julho.

O atual presidente Rodrigo Paz prometeu reduzir em mais da metade os subsídios aos combustíveis, além de implementar um programa econômico focado em:

Fonte: g1 / agências internacionais
✍️ Redigido por ContilNet

Créditos

You may also like