Várias entidades empresariais e associações de comércio divulgaram nesta terça-feira (28) uma nota crítica ao aumento da carga tributária previsto no Projeto de Lei que introduz uma alíquota de 10% sobre dividendos remetidos do Brasil para empresas no exterior.
A manifestação argumenta que o valor do imposto não seria compensado nos países das matrizes, o que resultaria em bitributação e aumento da carga tributária efetiva.
Sobre o tema, Fábio Caldas, presidente da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham), afirmou que as organizações não são “contra a justiça tributária”, mas consideram que o artigo 3º da sobretaxação “é extremamente negativo”.
Leia mais:
EXCLUSIVO: PIB pode perder R$ 6,8 bi se proposta de taxar lucros ao exterior for aprovada, diz presidente da Britcham
Além disso, Fábio Caldas apontou que, pelos impostos já pagos e pela setorização vigente, o aumento de 10% sobre dividendos pode elevar as alíquotas totais para até 50%, tornando-as “uma das maiores do mundo, senão talvez a maior”.
O presidente da Britcham destacou ainda que a sobretaxação compromete a imagem do Brasil como destino de investimentos, especialmente em um momento de incerteza no comércio global, em que os países buscam atrair novos aportes de capital.
“O artigo terceiro é extremamente negativo para o país e é um artigo que afeta renda e emprego. Então você vai buscar corrigir a justiça tributária — que é o caso da ampliação da faixa de isenção do IR —, mas ao mesmo tempo gera impactos negativos no emprego e na renda da sociedade”, afirmou.
Segundo Caldas, cada real gasto com a implementação dos 10% pode reduzir em até 70% o PIB brasileiro, o que aponta para um cenário incerto nos próximos anos. Ele reconheceu que é difícil medir a evasão futura de investimentos, mas observou um pessimismo crescente entre as empresas estrangeiras.
“Nós temos apelado aos congressistas — apelamos muito na Câmara, agora no Senado —, temos explicado esses efeitos e contamos com a sensatez e a preocupação com os impactos desse artigo 3º, ressaltando mais uma vez que ninguém é contra a justiça tributária ou a ampliação da faixa de isenção do imposto de renda”, concluiu.
__
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
