Pelo menos dez pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas após uma explosão seguida de incêndio durante uma festa de Ano Novo na estação de esqui de Crans-Montana, na Suíça, na madrugada desta quinta-feira, 1º. A maioria dos feridos foi internada em estado grave, segundo autoridades locais.
A polícia informou que trabalha, até o momento, com a hipótese de uma explosão acidental provocada por um incêndio. A possibilidade de terrorismo foi descartada, ao menos nesta fase inicial da investigação.
O governo local confirmou oficialmente a morte de dez pessoas, mas admitiu que o número de vítimas fatais pode ser maior. Em comunicado, autoridades afirmaram que “dezenas de pessoas podem ter morrido” em razão da gravidade do incidente.
“Contabilizamos cerca de cem pessoas feridas, a maioria em estado grave, e infelizmente várias dezenas podem ter morrido”, declarou o chefe da polícia local, Frederic Gisler, em entrevista a veículos internacionais.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Itália, autoridades suíças informaram que a polícia local estima que o número de mortos possa chegar a cerca de 40. O governo francês afirmou que dois cidadãos do país ficaram feridos na explosão.
Continua após a publicidade
O incêndio ocorreu dentro de um bar chamado Le Constellation, onde acontecia uma festa de Ano Novo. O fogo começou por volta da 1h30 no horário local, o equivalente a 20h30 de quarta-feira no horário de Brasília.
Equipes de resgate, bombeiros e policiais foram mobilizadas imediatamente para atender às vítimas. O local foi completamente isolado para o trabalho das autoridades e para o início das investigações sobre as causas do incêndio.
As autoridades suíças seguem contabilizando vítimas e apurando as circunstâncias do acidente, enquanto hospitais da região permanecem em alerta para atender os feridos em estado mais grave.
(Com agências internacionais)
