Home » Exportadores de castanhas veem alívio com retirada do tarifaço dos EUA, mas seca ainda pesa no setor

Exportadores de castanhas veem alívio com retirada do tarifaço dos EUA, mas seca ainda pesa no setor

by admin

Camargo explicou que os efeitos das tarifas variaram conforme o tipo de castanha. A castanha do Brasil, por exemplo, já vinha com queda de produção por causa da seca, e não tem no mercado americano seu principal destino A redução chegou a 70% em algumas áreas. Outras variedades, porém, dependem fortemente dos EUA, caso da macadâmia e da castanha de caju.

– Para essas, o mercado americano é essencial. Tem produtor no Espírito Santo que exportava 100% da macadâmia para os Estados Unidos. Para ele, o golpe foi muito duro. Então, essa revogação das tarifas enche de esperança para o ano que vem.

A suspensão das tarifas deve destravar pedidos represados e reativar contratos, segundo o presidente da associação.

-Existe tradição de venda para os Estados Unidos, e isso volta quase imediatamente. Mas a recomposição plena da oferta depende do clima. A gente entra no ano que vem com estoque baixo e uma produção muito afetada pela seca. A esperança está nas chuvas deste ano.

Mesmo com a reabertura do mercado americano, destaca que os exportadores seguirão tentando diversificar destinos, esforço iniciado durante o período de tarifas.

Créditos

You may also like