Home » Faixa sobre racismo antecipou disputa entre Vasco e Fluminense no Maracanã

Faixa sobre racismo antecipou disputa entre Vasco e Fluminense no Maracanã

by admin

Antes mesmo da bola rolar para o primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil, a disputa entre Vasco e Fluminense já havia começado nos bastidores. A torcida cruz-maltina pretendia levar para o Maracanã uma faixa com os dizeres “Tive que lutar contra o seu racismo”. Mas os tricolores se movimentaram e conseguiram vetá-la do estádio.
‘Mais segurança do que nos vídeos’: Chegada de Gómez ao Vasco teve dicas de Arias
Leia também: Brasileiro passa 50 horas fazendo embaixadinhas e quebra recorde mundial
A ideia dos vascaínos era estendê-la no setor Leste do Maracanã. A frase é parte de uma música cantada pela torcida em todos os jogos do time. Trata-se de uma homenagem aos camisas negras, nome dado à equipe campeã carioca de 1923, a única na competição a contar com jogadores negros e mulatos. Aquele foi o primeiro dos 24 estaduais conquistados pelo cruz-maltino até hoje e provocou uma revolução no futebol local.
Só que o Fluminense enxergou ali uma provocação. Rivais sempre o acusaram de ter um passado racista, pecha que o clube tenta combater com trabalhos de pesquisa histórica.
🔔 Canal do EXTRA – Futebol: Acompanhe​ as notícias sobre futebol no nosso canal do WhatsApp
A administração do Maracanã, da qual o Fluminense faz parte, proibiu então a faixa sob o argumento de que era provocativa. Segundo os tricolores, tudo ocorreu com a anuência do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios, o Bepe, que concordou com a justificativa.
Outras faixas foram liberadas e estendidas. Entre elas, “O legítimo clube do povo”, “Clube do povo” e “Respeito, igualdade e inclusão”.
Em campo, os cruz-maltinos levaram a melhor na disputa. O time de Fernando Diniz venceu, de virada, por 2 a 1. Agora, tem a vantagem do empate na segunda partida, domingo, também no Maracanã, para avançar à decisão.
Initial plugin text

Créditos

You may also like