O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), deu mais um passo importante na articulação política visando as eleições de 2026 ao se reunir, na tarde desta sexta-feira (19), com lideranças estaduais do PT, do PSOL e do PCdoB. O encontro reforçou o diálogo em torno da construção de uma frente ampla de esquerda no estado.
Participaram da reunião dirigentes do PSOL Maranhão e o presidente estadual do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry, que destacou o clima positivo da conversa e o avanço no entendimento entre as legendas. Segundo ele, o objetivo central é fortalecer a unidade do campo progressista em torno de um projeto político comum.
Nas redes sociais, Márcio Jerry ressaltou que o diálogo busca consolidar uma proposta programática unificada, que deverá ser apresentada por Felipe Camarão, apontado como pré-candidato ao Governo do Maranhão pela Federação Brasil da Esperança. A iniciativa tem como foco a defesa de pautas sociais, democráticas e alinhadas ao projeto nacional liderado pelo presidente Lula.
A articulação envolve, além do PT e do PSOL, o PCdoB e o PSB, com a perspectiva de ampliar o diálogo com outras siglas do campo progressista. A intenção é formar um palanque único no Maranhão para a reeleição do presidente Lula em 2026.
Atualmente, PT e PCdoB integram uma federação partidária com o PV, acordo que tem validade até 2026. O PV, no entanto, mantém alinhamento com o governo estadual, comandado por Carlos Brandão (sem partido), o que torna o cenário político ainda mais desafiador para a reorganização das forças de esquerda no estado.
Dentro do chamado campo democrático maranhense, a expectativa é de que novas legendas se somem ao projeto, fortalecendo a unidade e ampliando o alcance do palanque lulista nas próximas eleições.
Por-BlogCastro.com.br/Política e Cotidiano.



