O desfecho tardio da Copa do Brasil pode jogar Botafogo ou São Paulo – caso se classifiquem – para o pote 2 do sorteio da segunda fase preliminar da Libertadores de 2026, marcado para a próxima quinta-feira (18/12), na sede da Conmebol, em Assunção.
Os potes são divididos de acordo com o ranking – que ainda não foi atualizado pela Conmebol, o que deve ser feito nos próximos dias. Acontece que países que não têm representantes indicados no dia do sorteio vão automaticamente para o pote 2, como lembrou o jornalista Matheus Mandy.
Esse pode ser o caso do Brasil. Caso a final da Copa do Brasil não seja Fluminense x Cruzeiro ou Corinthians x Vasco, uma das vagas do país na “pré-Libertadores” só será conhecida depois do sorteio, já que a final está prevista para 21 de dezembro.
Nesse cenário, Botafogo ou São Paulo (que herdaria a vaga caso Fluminense ou Cruzeiro conquiste o título) iriam para o pote 2 e poderiam enfrentar uma equipe do pote 1, que teria, entre outros, Argentinos Juniors, Independiente Medellín, Guaraní-PAR, um representante da Colômbia (Tolima ou Atlético Nacional) e um do Peru (Sporting Cristal ou Cusco), que serão definidos antes do dia 18.
Além dessa vaga do Brasil, também serão conhecidos depois do sorteio o terceiro representante da Bolívia e o terceiro do Equador, que também vão para o pote 2. Vale lembrar que, para efeitos de cenário, foi considerado o ranking de 2024.
Fica a dúvida também em relação ao Bahia, que já está classificado para a segunda fase preliminar da Libertadores. Ele iria para o pote 1 ou para o pote 2 por não saber se é Brasil 7 ou Brasil 8? Seria justo o Bahia pegar um confronto mais fácil e o Botafogo, devido à indefinição da Copa do Brasil, um mais difícil?
Clubes da ‘pré-Libertadores’:
1ª fase preliminar:
2 de Mayo (PAR), Alianza Lima (PER), Deportivo Táchira (VEN), Juventud de Las Piedras (URU), Bolívia 4 e Equador 4
2ª fase preliminar:
Argentinos Juniors (ARG), Bahia (BRA), Carabobo (VEN), Guaraní-PAR, Huachipato (CHI), Independiente Medellín (COL), Liverpool-URU, O’Higgins (CHI), Brasil 7 ou 8, Bolívia 3, Colômbia 3 ou 4, Equador 3 e Peru 3
Projeção do sorteio da 2ª fase preliminar:
POTE 1: Independiente Medellín (Colômbia 3 ou 4), Argentinos Juniors, Guaraní-PAR, Huachipato, Liverpool-URU, Bahia (Brasil 7 ou 8), Tolima ou Atlético Nacional (Colômbia 3 ou 4) e Sporting Cristal ou Cusco (Peru 3)
POTE 2: O’Higgins, Carabobo, Botafogo ou São Paulo, Bolívia 3, Equador 3 + três clubes oriundos da 1ª fase preliminar
