Home » Final da Copa do Brasil faz com que uma marca iniciada em 2019 chegue ao fim

Final da Copa do Brasil faz com que uma marca iniciada em 2019 chegue ao fim

by admin

Ter Corinthians e Vasco na final da Copa do Brasil faz com que uma marca iniciada em 2019 chegue ao fim agora em 2025: a de técnicos estrangeiros ganharem ao menos um dos grandes títulos do país a cada temporada.

Desde 2019, quando Jorge Jesus desembarcou no Rio de Janeiro e levou o Flamengo aos títulos da CONMEBOL Libertadores e do Brasileirão, ao menos um treinador nascido na Europa conquistou um dos campeonatos importantes da temporada.

A escrita teve sequência com Abel Ferreira, campeão em 2020, 2021, 2022 e 2023 com o Palmeiras, e se prolongou com Artur Jorge, que emulou Jorge Jesus ao ganhar Libertadores e Brasileiro, só que pelo Botafogo.

Em 2025, tudo mudou. Filipe Luís foi campeão brasileiro e sul-americano pelo Flamengo, enquanto Dorival Júnior e Fernando Diniz vão disputar o troféu da Copa do Brasil, após tirarem o Cruzeiro de Leonardo Jardim e o Fluminense de Luis Zubeldía na semifinal.

A discussão entre brasileiros e estrangeiros, aliás, foi tema da entrevista de Dorival, que, após classificar o Corinthians a mais uma final, pediu respeito aos profissionais locais.

“Estamos sendo desrespeitados em todos os aspectos e em todos os sentidos. Mais uma vez a gente finaliza o ano com Filipe Luís campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro e no mínimo um treinador brasileiro nas finais de uma competição tão importante quanto a Copa do Brasil. Que nos respeitem um pouco mais, que sejamos mais observados, avaliados. Nós temos capacidade”.

Vale lembrar que Filipe ainda tem a chance de fazer o Flamengo ser campeão do mundo, pois na quarta-feira (17) enfrenta o PSG, pela final da Copa Intercontinental. Os estrangeiros, sem títulos relevantes no ano, terão que recuperar espaço em 2026.



Créditos

You may also like