Home » Fiscalização do Ibama apreende 268 animais silvestres na Bahia — Ibama

Fiscalização do Ibama apreende 268 animais silvestres na Bahia — Ibama

by admin

Salvador/BA (08/12/25) – Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram, na última quinzena, ampla fiscalização voltada para a fauna silvestre no sul da Bahia. A operação resultou na lavratura de 28 autos de infração e na apreensão de 268 animais, muitos deles em situação de extrema vulnerabilidade devido ao cativeiro ilegal. As multas aplicadas totalizaram pouco mais de R$ 1 milhão.

Na operação, os agentes flagraram um infrator com dois papagaios. Durante a abordagem, ele apresentou uma nota fiscal falsa, com o intuito de simular uma origem legal dos animais. O homem foi detido pela Polícia Federal. A identificação do suspeito só foi possível graças ao trabalho integrado: equipes do Ibama em Minas Gerais haviam interceptado anteriormente um lote de anilhas falsas que seria distribuído para diversas regiões do país.

Dois papagaios sem origem legal foram apreendidos – Foto: Divulgação/Ibama/BA

A fiscalização também se concentrou em criadouros amadores de passeriformes. Nos locais, foram constatadas diversas irregularidades, como a posse de aves provenientes de outros criadores, anilhas falsas em aves e animais silvestres sem anilhas – o que indica captura direta na natureza. Os agentes encontraram animais abatidos ilegalmente, entre eles um caititu e dois tatus.

Dentre os animais apreendidos pelo Ibama, encontram-se: 56 jabutis, 4 araras, 4 papagaios, 3 periquitos-verdes, 3 periquitos-da-testa-amarela, 2 macacos e diversas aves silvestres, como baianos, coleirinhos, bigodinhos, canários-da-terra e curiós. Também foram retidas diversas aves anilhadas devido a irregularidades identificadas nos plantéis de criadores amadores.

De acordo com os fiscais do Ibama que atuaram na ação, muitos dos animais resgatados estavam fortemente debilitados, apresentando desnutrição e outros sinais de maus-tratos, consequência direta das condições precárias do cativeiro ilegal, prática que alimenta o tráfico de fauna silvestre e coloca em risco a biodiversidade brasileira.

Parte dos animais apreendidos foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Vitória da Conquista, enquanto outros, em condições adequadas, foram devolvidos à natureza.

Assessoria de Comunicação Social
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015



Créditos

You may also like