A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) recordou quem foram os tenistas que conquistaram pela primeira vez na carreira um título em nível ATP durante a temporada 2025. A lista é liderada por atletas da NextGen, tenistas abaixo dos 21 anos.
O destaque está no carioca João Fonseca que aos 18 anos ergueu seu primeiro troféu ATP em fevereiro nas quadras do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, em uma campanha com quatro vitórias sobre tenistas da casa, incluindo uma das mais emocionantes partidas do ano, tendo salvo match-points na virada diante de Mariano Navone nas quartas de final.
Fonseca tornou-se o mais jovem sul-americano desde 1990 a conquistar um título neste nível. Após seu aniversário de 19 anos em agosto, João Fonseca foi ainda campeão no ATP 500 da Basileia, na Suíça.
Outro tenista da NextGen a vencer um torneio ATP foi o tcheco Jakub Mensik, que aos 19 anos superou seu ídolo, o sérvio Novak Djokovic, em sets diretos e foi campeão do Masters 1000 de Miami, em março.
O americano Learner Tien, também aos 19 anos, chegou a sua primeira final ATP este ano, na disputa do 500 de Pequim (China) e sagrou-se campeão ATP na última semana do calendário corrente, na disputa em Metz, na França.
O monegasco Valentin Vacherot viveu na chave do Masters de Shanghai (China) uma das mais emocionantes histórias do ano. O tenista de 26 anos furou o qualificatório do torneio e conquistou o título com campanha com vitórias sobre o dinamarquês Holger Rune e o sérvio Novak Djokovic, para na final bater seu primo, o francês Arthur Rinderknech.
Francês que fez história foi Alexandre Muller, que virou a grande final em Hong Kong contra o veterano japonês Kei Nishikori, na primeira semana do ano.
Jenson Brooksby venceu seu primeiro ATP aos 24 anos, em uma campanha heroica tendo salvo match-points em três partidas de sua campanha em Houston. O americano vinha de um período de retorno ao circuito após cumprir suspensão por falhar em testes antidoping.
Tomas Machac, tenista da República Tcheca, colocou seu nome nos livros de história do tênis de seu país ao vencer o 500 de Acapulco (México) e igualar feito de nomes como Radek Stepanek e Tomas Berdych, que também alcançaram títulos neste nível.
Tal como Brooksby, o italiano Flavio Cobolli alcançou aos 23 anos seu primeiro ATP também em uma espécie de ‘redenção pessoal’. O italiano chegou em Bucareste (Romênia) vindo de oito derrotas consecutivas e alcançou ali seu primeiro ATP da carreira.
Fecha a lista da ATP o canadense Gabriel Diallo, que desencantou na temporada de grama e vencendo na final seu amigo Zizou Bergs, ergueu o título do ATP 250 de s-Hertogenbosch (Holanda).
