Após arbitral nesta segunda-feira (8), a Federação Paranaense de Futebol (FPF) definiu o formato da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense 2026. O Paraná Clube já sabe quando voltará a campo: em 28 de fevereiro, um sábado, data da estreia da competição.
A final será em 10 de junho, uma quarta-feira. A FPF optou por iniciar a Segundona mais cedo em 2026 para evitar conflitar os jogos com a Copa do Mundo 2026, que começará um dia depois, 11 de junho.
Além do Tricolor, formam a competição Rio Branco, Batel, Laranja Mecânica, Nacional, Paranavaí, Patriotas, Toledo, Prudentópolis e Araucária. Este último entrou no lugar do Verê, time que conquistou o acesso nesta temporada, mas que decidiu desistir da competição na última sexta-feira (5).
A formúla de disputa será igual a de 2025. Todos as 10 equipes se enfrentam em turno único. Classificam-se os oito melhores para os mata-matas até as finais. Os dois últimos caem para a Terceira Divisão estadual. A FPF deve divulgar a tabela completa da Segundona na sexta-feira (12).
O Paraná jogará o torneio pela quarta vez em sua história. O Tricolor jogou a Segunda Divisão em 2012, com título e acesso. Depois, em 2023, não conseguiu subir. O retorno à elite foi na temporada seguinte também como campeão. Mas caiu novamente em 2025, logo em seu primeiro ano de volta à Primeira Divisão.
Paraná Clube ficará mais de um ano sem jogar
Em 2026, o Paraná Clube só tem garantida a participação na Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. O Tricolor ainda pode participar da Taça FPF, competição em que desistiu neste ano. A última vez que o torcedor paranista viu seu clube em campo no profissional foi em 15 de fevereiro, na derrota para o rival Coritiba por 2 a 0, na Vila Capanema.
Ou seja, o Tricolor vai ficar mais de um ano sem disputar uma partida oficial. Esse é o período mais longo sem jogos da equipe paranista nos quase 36 anos de história. O clube também terá que montar o elenco “do zero”, já que não possui nem comissão técnica.
