Home » Gaza, com Netanyahu, Trump pressiona pelo início da “Fase 2” do cessar-fogo

Gaza, com Netanyahu, Trump pressiona pelo início da “Fase 2” do cessar-fogo

by admin

Na segunda-feira, em Mar-a-Lago, na Flórida, o presidente dos EUA recebeu o primeiro-ministro israelense. “Espero que a ‘Fase 2’ em Gaza comece muito em breve”, disse o inquilino da Casa Branca, que também pediu o desarmamento do Hamas e expressou apoio ao seu aliado israelense. Foi manifestada “preocupação” com o que está acontecendo na Cisjordânia. Irã e Síria também estiveram entre os temas da cúpula

Vatican News

O presidente dos EUA, Donald Trump, ressaltou sua impaciência para o início da ‘Fase 2’ do plano de cessar-fogo em Gaza na reunião de segunda-feira em Mar-a-Lago, Flórida, com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. “Espero que a ‘Fase 2’ possa começar muito em breve”, e assim a reconstrução, mas “o Hamas deve se desarmar”, insistiu Trump, em uma declaração à margem da quinta cúpula entre os dois desde sua reeleição como presidente dos EUA em janeiro de 2025.

Hamas: não ao desarmamento. Israel: não à retirada da Faixa

Os patriarcas e chefes das Igrejas de Jerusalém estão lançando um apelo humanitário para permitir que crianças com leucemia em Gaza recebam tratamento médico em um hospital na …

Mas o Hamas continua a se opor ao desarmamento. Simultaneamente à cúpula, o porta-voz do braço armado do grupo reiterou no Telegram que “nosso povo está se defendendo e não entregará suas armas enquanto a ocupação continuar; eles não se renderão, mesmo que tenham que lutar com as próprias mãos”. E Netanyahu, por sua vez, continua demonstrando relutância em se retirar ainda mais de Gaza e em abrir a passagem de Rafah entre a Faixa e o Egito em ambas as direções – ambas condições incluídas no plano estadunidense – porque exige que o Hamas devolva os restos mortais do último refém, Ran Gvili, antes de prosseguir para as próximas etapas.

Trump: preocupação com o que acontece na Cisjordânia

Trump, apesar de alguns atritos nos últimos meses, demonstrou apoio ao seu aliado israelense em relação às operações na Faixa. “Não estou preocupado com nada que Israel esteja fazendo. Eles respeitaram o plano. Estou preocupado com o que os outros estão fazendo ou deixando de fazer”, disse ele. Enquanto isso, o presidente e seus assessores teriam expressado “preocupação” com as políticas israelenses e a violência dos colonos na Cisjordânia, dentro do Estado da Palestina, revelou um funcionário estadunidense ao The Times of Israel.

Dos EUA, novas ameaças ao Irã, enquanto apoiam a Síria

O convite do Papa Leão: superar a tentação de considerar a paz distante e impossível, superar a “lógica agressiva e conflituosa” segundo a qual a paz é buscada através de uma …

Em relação ao Irã, Trump ameaçou lançar outro ataque contra Teerã se o país tentar reconstruir seu programa de mísseis balísticos ou retomar seu programa nuclear. Em relação à Síria, Trump expressou a esperança de que “Israel se dê bem com Damasco: o presidente é duro, mas está fazendo um ótimo trabalho”.

Créditos

You may also like