Escrito en POLÍTICA el
Em uma postagem publicada no seu perfil no X (ex-Twitter), a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, qualificou como “erro lamentável” a condução da liderança do governo no Senado, a cargo de Jaques Wagner (PT-BA), durante a votação do PL da Dosimetria, aprovado na noite desta quarta-feira (17).
Wagner fez o que chamou de “acordo de procedimento” na tramitação da matéria na Casa. “Eu não fiz nenhum acordo de mérito, eu continuo contra, acho um absurdo o projeto. A única diferença é que você poderia empurrar com a barriga para fevereiro ou votar hoje, não muda absolutamente nada”, disse ele, após sair da reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, que aprovou o texto e o encaminhou para votação em plenário.
“A redução das penas de Jair Bolsonaro e demais golpistas, aprovada agora à noite no Senado, é um desrespeito à decisão do STF e um grave retrocesso na legislação que protege a democracia”, postou Gleisi. “A condução desse tema pela liderança do governo no Senado na CCJ foi um erro lamentável, contrariando a orientação do governo que desde o início foi contrária à proposta. O presidente Lula vetará esse projeto.”
Confira abaixo a publicação.
Aprovação do PL da Dosimetria
O PL da Dosimetria reduz as penas dos condenados por envolvimento nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, se estendendo ainda ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros envolvidos na tentativa de golpe.
De autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RS) e relatado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), o texto segue agora para a sanção da Presidência da República. Na votação, foram 48 votos a favor e 25 contrários, além de uma abstenção.
Leia também:
Aprovação do PL da Dosimetria: como votou cada senador
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
