Por Mariana Brasil
(Folhapress) – A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou nominalmente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pelo apoio ao ataque dos Estados Unidos à Venezuela no sábado (3), e acusou o governador de cinismo.
“Tarcísio Freitas, que vestiu boné do Trump, comemorou o tarifaço que ele impôs contra o Brasil, apoiou a traição de Eduardo Bolsonaro à pátria, defendeu a anistia aos golpistas condenados, agora tem o desplante de responsabilizar Lula pela invasão dos EUA à Venezuela. É muito cinismo para um bolsonarista só”, escreveu no X (antigo Twitter).
A ministra se refere a um vídeo publicado por Tarcísio em que o governador fala sobre a captura de Nicolás Maduro e diz que o governo ditatorial do venezuelano só se manteve por ter recebido “conivência e omissão” de apoiadores políticos. Neste momento do vídeo, é exibida uma cena do presidente Lula (PT) abraçando Maduro.
Na véspera, ela já havia criticado membros da direita brasileira por celebrarem o episódio e disse que a invasão da Venezuela pelos EUA não tem a ver com defesa da democracia.
