Escrito en DIREITOS el
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta nacional sobre um novo golpe que tem se espalhado rapidamente pelo país. Criminosos estão realizando ligações que simulam o número da Central 135 para enganar aposentados e pensionistas com falsas pendências na Prova de Vida.
Com o uso de tecnologia que permite exibir o número “135” no identificador de chamadas, os golpistas afirmam que há risco de bloqueio do benefício, supostos erros cadastrais ou necessidade de “regularização urgente”. Durante a ligação, pedem que o beneficiário pressione teclas, informe códigos enviados por SMS, clique em links suspeitos, envie documentos ou realize validações que não existem.
O objetivo é obter dados pessoais, acessar a conta Gov.br da vítima ou autorizar empréstimos consignados irregulares. Idosos têm sido os principais alvos, segundo o INSS.
O Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) reforça que o INSS não solicita confirmação por telefone, não envia links, não pede códigos por SMS e não utiliza atendimento interativo para Prova de Vida.
Como se proteger, segundo o Sindnapi:
- Não pressione teclas em ligações suspeitas.
- Nunca repasse códigos enviados por SMS.
- Ignore links enviados por telefone, e-mail ou WhatsApp.
- Mesmo que apareça o número “135”, desconfie.
- Consulte qualquer pendência exclusivamente no app Meu INSS.
- Ative a autenticação em duas etapas no Gov.br.
Em caso de dúvida ou suspeita de fraude, o Sindnapi orienta que aposentados e pensionistas procurem atendimento especializado.
Canais de atendimento do Sindnapi
Sede Nacional: (11) 3293-7500
Central de Atendimento: 0800 357 7777
Endereço: Rua do Carmo, 171 – Sé – São Paulo – SP
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
