Home » Governo Lula e deputados do PT atuam para garantir recuperação de Rio Bonito do Iguaçu

Governo Lula e deputados do PT atuam para garantir recuperação de Rio Bonito do Iguaçu

by admin

Divulgação/Corpo de Bombeiros do Paraná

Município de Rio Bonito do Iguaçu foi severamente atingido por tornado

O governo federal se fez presente desde o primeiro momento da tragédia que devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu no Paraná, principal cidade afetada pelo tornado que devastou a região e deixou seis mortos e 700 feridos na sexta-feira (7).

Além da presença na cidade no domingo (9) da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Gleisi Hoffmann, que liderou comitiva do governo federal, e do ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, deputados do PT são presença constante no município, distritos e assentamentos da região prestando auxílio, ouvindo famílias, visitando áreas afetadas e levando serviços para a população afetada.

O deputado Zeca Dirceu chegou nesta terça-feira (11), em Rio Bonito do Iguaçu. Em entrevista ao Jornal PT Brasil, da TvPT, ele destacou que encontrou um cenário de muita destruição, mas que o Governo Lula está atuando por meio de diversos órgãos para atender a população da região. “Eu estou indo mais uma vez visitar Rio Bonito do Iguaçu. Todos os anos tenho ido lá, há 15 anos. Eles vão precisar de muita ajuda. Os R$ 15 milhões serão usados para reconstruir o ginásio de esportes, a creche, que foi destruída e é claro que haverá outros investimentos. Temos equipes do Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento Social. A cidade tem uma população rural muito grande. Então o trabalho do Incra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, também será muito importante”, disse ele.

Ação rápida e eficaz do governo federal

A deputada estadual Lenir de Assis (PT-PR) parabenizou o governo do presidente Lula pelas ações rápidas e eficazes, pelo envio da Força Nacional do SUS, apoio psicológico às vítimas e liberação do FGTS. Em suas redes a parlamentar citou trecho da fala do presidente na abertura da COP 30. “A mudança do clima já não é uma ameaça do futuro, mas uma tragédia do presente” e criticou duramente negligência do governo do estado.

“Por sua vez, Ratinho Jr. precisa assumir a parcela de culpa que lhe cabe: ao sancionar a Lei Estadual 22.252/2024, que flexibiliza a legislação ambiental, ele optou por negligenciar a prevenção de desastres, o que aumentou consideravelmente a vulnerabilidade da população paranaense. A história está nos mostrando que derrotar os negacionistas é uma questão de vida ou morte”, salientou Lenir, ao expressar sua soliedariedade e convicção do compromisso do governo Lula com a recuperação da região.

Em vídeo postado nas redes sociais, o deputado estadual Dr Antenor (PT-PR) registrou sua presença em Rio Bonito do Iguaçu. “Hoje acompanhei de perto a tragédia que aconteceu em Rio Bonito do Iguaçu ao lado da ministra Gleisi”, postou ele.

“Famílias inteiras que perderam tudo e precisarão de muito apoio para reconstruir suas vidas. Contem com meu trabalho e meu apoio! Com solidariedade, investimento dos governos e fé, vamos juntos conseguir!”, prosseguiu ele, ao mostrar diversas áreas da cidade devastada e destacar que as tragédias ambientais atingem mais as populações mais vulneráveis. Ele postou breve fala da ministra Gleisi que destacou a presença de equipes de diversos setores do governo federal para dar assistência à população – inclusive aos assentados, em trabalho integrado com a prefeitura e governo do estado.

Leia mais – Lula mobiliza rede de apoio ao Paraná após tornado devastador

Assentamentos atingidos

O deputado estadual José Rodrigues Lemos (PT-PR) também acompanhou a visita da ministra e publicou em suas redes sociais imagens também do assentamento Nova Geração, “uma das áreas mais devastadas, com inúmeras residências destruídas e famílias perdendo praticamente tudo o que tinham”, registrou, ao informar que equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários trabalham “sem descanso na limpeza, resgate e assistência aos atingidos” e destacou a solidariedade dos brasileiros, a integração entre os entes da federação e a Conab que disponibilizou cestas de alimentos.

Ouça o boletim da Rádio PT

Lemos destacou duas leis aprovadas de forma emergencial na Assembleia Legislativa do Paraná que reconhecem o estado de calamidade pública no município atingido e a outra que altera o Fundo Estadual para Calamidades Públicas para permitir agilidade na transferência de recursos tanto para o poder público municipal quanto para as famílias atingidas.

O parlamentar citou ainda o acampamento Antônio Conrado com 64 famílias e mais de 50 casas destruídas, árvores arrancadas, rede elétrica destruída e danos também em assentamento no município de Guarapuava.

“Desde as primeiras horas após o desastre, equipes da Defesa Civil, do governo federal e do governo do estado estão mobilizadas para prestar atendimento e apoio às famílias atingidas. Nosso compromisso é garantir que todo o suporte necessário chegue rapidamente às pessoas afetadas”, postou Lemos.

Apoio emocional às famílias

Os deputados estaduais Arilson Quiorato (PT-PR) e deputada estadual Luciana Rafagnin (PT-PR) também foram a Rio Bonito e publicaram vídeo em suas redes sociais destacando a presença da ministra Gleisi e comitiva federal na região.

Quiorato enfatizou o grande suporte do governo Lula e colocou seu mandato à disposição dos atingidos. “Nossa solidariedade mais uma vez, contem com nosso mandato e com o apoio do Governo Federal nesse momento. Que Deus abençoe e ilumine todos e todas nesse momento”, publicou.

Além do agradecimento à solidariedade do povo brasileiro, Luciana destacou a importância do apoio emocional às famílias que perderam tudo. “Estive em Rio Bonito do Iguaçu, ao lado da ministra Gleisi acompanhando essa triste catástrofe. Agradeço aos paranaenses, voluntários, pessoas que estão mandando doações para as famílias atingidas. Vamos juntos somar esforços para reconstruir Rio Bonito do Iguaçu”, pediu.

A jovem deputada estadual Ana Júlia (PT-PR) também publicou vídeo em suas redes sociais prestando solidariedade e destacando as ações do governo federal, com equipes da Defesa Civil Nacional e do Ministério da Saúde no município.

“É uma tragédia o que aconteceu, quero expressar minha solidariedade. Em tempos de COP 30, é urgente agir para enfrentar a crise climática com políticas públicas, responsabilidade ambiental e compromisso com a vida. As vidas que se perderam deixam profunda tristeza, mas unidos, vamos reconstruir Rio Bonito do Iguaçu. Força a todos”, publicou Ana Júlia.

Da Redação


Créditos

You may also like