Após hiato de um ano, o programa Talk Exu voltou com força em 2025 e agora chega no quarto episódio. A gravação será nesta sexta-feira (19) e trará como pauta “Tambor de sopapo, poesias e Carnaval: a cultura negra em destaque”.
A partir das 20h, no Espaço Cultural Maria Maria, centro de Porto Alegre (RS), o público poderá acompanhar as entrevistas, os debates e as apresentações musicais. A entrada é aberta e gratuita. O episódio também será transmitido ao vivo pelo canal no YouTube do Coletivo Catarse.
Nesta edição, o projeto trará como convidados a analista clínica e musicista Lilian Rocha; a referência quilombola e pesquisador da cultura popular Paulinho do Areal; o produtor cultural, músico, ator, escritor, tocador de Sopapo, fundador do Ponto de Cultura Cabobu e educador social, Edu do Nascimento, filho de Giba Giba. A atração musical será Matheu Corrêa, com o álbum Meu Black É Rock (2019), vencedor do Prêmio Açorianos nas categorias Revelação e Instrumentista de 2020.
Um ano de programação na Comuna do Arvoredo
O Talk Exu é uma iniciativa autônoma do Coletivo Catarse. O programa faz parte do projeto Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre – Um ano de programação na Comuna do Arvoredo (e mais), que foi contemplado pelo Edital Sedac n° 25/2024 Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – RS – Cultura Viva.
No âmbito da proposta, também estão previstas e já em execução pelo menos 40 atividades culturais diversas no Centro Histórico da Capital, na Comuna do Arvoredo, em coprodução com a Maria Maria Espaço Cultural, até maio de 2026.
Serão contemplados cerca de 100 artistas locais, além de oferecer oficinas de teatro para crianças e adultos – com espetáculos ocorrendo em dezembro, no Teatro Carlos Carvalho, da Casa de Cultura Mario Quintana. Ainda será feita uma atividade de carijada – produção artesanal de erva-mate – entre outras ações.
Serviço
Talk Exu #04 | “Tambor de sopapo, poesias e Carnaval: a cultura negra em destaque”
Data: 19 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Maria Maria Espaço Cultural – R. Cel. Fernando Machado, 464 – Centro Histórico, Porto Alegre (RS)
Entrada gratuita e aberta ao público
Transmissão ao vivo pelo canal do Coletivo Catarse no YouTube.
