Guto: “Fonseca me disse para manter a humildade e a calma”
Guto: “Fonseca me aconselhou a manter a modéstia e a serenidade”
Rio de Janeiro (RJ) – Selecionado para a chave principal do Rio Open após a desistência do tenista francês Gael Monfils, o jovem tenista goiano Guto Miguel fará sua estreia na chave principal de um torneio ATP no Rio Open. Logo após o sorteio, ele compartilhou um pouco sobre seu momento no tênis, ainda competindo em torneios juvenis, mas já vislumbrando a transição para o circuito profissional.
Guto encara de forma natural o aumento do reconhecimento por parte dos fãs. “Estou ciente de que irei lidar com esse aspecto, mas vejo como algo gratificante. Lembro de ser um desses garotos que solicitavam munhequeiras, tenho uma caixa delas em casa. Sempre procuro atender da melhor maneira possível”, expressou o tenista de 16 anos.
Seguindo os passos de João Fonseca, oriundo do Rio de Janeiro, que há alguns anos estava em uma posição semelhante à dele, Guto recordou os conselhos recebidos de João e busca segui-los para enfrentar da melhor maneira possível essa fase delicada.
“Durante a semana em que treinei ao lado dele, aproveitei para fazer algumas perguntas sobre a transição. Ele me aconselhou a manter a modéstia e a serenidade, a não me envaidecer e a não me preocupar demais com as questões que surgem: os patrocínios, a mídia e tudo mais. Ele me orientou a manter os pés no chão e é isso que estou tentando fazer”, compartilhou Guto.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O tenista goiano também relatou como foi receber a notícia de que havia sido promovido para a chave principal. “Inicialmente eu iria disputar o quali aqui, e recebi a notícia de última hora, já estava no avião quando meu treinador me informou que eu jogaria na chave principal. Será incrível e espero dar o meu melhor”, afirmou Guto, que iniciará sua campanha contra um tenista classificado no qualificatório.
Grand Slam juvenil é uma questão de tempo
A temporada começou de forma positiva para Guto, que conquistou os títulos de simples e duplas no ITF J300 de Traralgon e alcançou as quartas de final no Australian Open. “Acredito que a temporada na Austrália foi bastante proveitosa, pude sentir um pouco do sabor da vitória, embora não tenha vindo, serviu como aprendizado para perceber que ainda há muito a ser trabalhado. Vamos tentar chegar a Roland Garros”, comentou.
“Durante a semana em Traralgon, estava muito focado, cuidei bastante da minha condição física. Cheguei ao Australian Open apenas com um leve desconforto na panturrilha, o que me atrapalhou, mas como mencionei, foi um saldo positivo e serviu como lição. Estamos muito próximos do primeiro Grand Slam, é só não pensar muito nele que as coisas acontecerão naturalmente”, acrescentou o jovem tenista.
Apesar da confiança, Guto reconhece a forte competição nos Grand Slam. “Acredito que todos estão no auge de sua forma quando participam de um Grand Slam, mas considero que quanto mais relaxado e menos obcecado estiver com isso, melhores serão meus resultados”, concluiu.
/https%3A%2F%2Fude-hermes-media-prd.s3.gra.io.cloud.ovh.net%2Fmedia%2Fumdoisesportes%2F2025%2F02%2F10103343%2Fex-athletico-pablo-estreia-sonhos-sport.jpg)

