A Câmara Municipal de São Luís realizou, na noite desta quarta-feira (17), no Palazzo Eventos, bairro Araçagi, a entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira. Instituída em 1995, a condecoração homenageia personalidades, autoridades e instituições, que contribuíram pelo bem-estar dos ludovicenses e da cidade. Os homenageados são indicados pelos 31 vereadores e membros da Mesa Diretora.

Reconhecimento
Na abertura da solenidade, o presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB), destacou que a entrega da medalha é um agradecimento que estimula os agraciados a continuarem contribuindo com o progresso da cidade. “Esta honraria é, em si mesma, uma forma de agradecimento. Além de reconhecer os serviços já prestados, a condecoração visa fomentar a renovação do empenho”, frisou.

Pluralidade
O vereador Raimundo Júnior (Podemos) destacou a pluralidade dos homenageados, que representam distintas perspectivas de mundo, mas estão unidos na luta por democracia, direitos humanos, paz, liberdade, justiça e progresso. Entre os três indicados por ele, estava um pastor da Igreja Adventista e o principal líder da Igreja Católica na capital.

De acordo com o parlamentar, as medalhas concedidas representam tanto o reconhecimento das conquistas individuais quanto a confiança nas instituições que os homenageados representam. “Trata-se de uma homenagem que representa um reconhecimento justo para aqueles que dedicaram seu tempo, trabalho, conhecimento e esforços em prol de São Luís e de sua população, e que merecem essa menção”, disse.

Agradecimento
Fruto de proposição da vereadora Clara Gomes (PSD), o promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Márcio Tadeu Marques, foi homenageado com a comenda. Em entrevista, ele pontuou a satisfação com a referência.

“Receber a comenda é um importante reconhecimento de todo um trabalho que foi resultado de esforços coletivos e dedico a todos que somaram nessa caminhada. Todos devemos ser contribuintes na construção de uma sociedade mais rica, plural, justa e igualitária. Agradeço e me sinto profundamente honrado pela lembrança da vereadora Clara Gomes”, afirmou.

Homenageados
Neste ano, 111 personalidades foram agraciadas. Entre os homenageados estão o arcebispo da Arquidiocese de São Luís, Dom Gilberto Pastana; o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro; o empresário Hélio Lucena; e o secretário de Estado do Esporte, Celso Adriano Costa Dias.

Também integram a lista de condecorados a desembargadora Oriana Gomes, coordenadora do Núcleo de Governança Fundiária do Tribunal de Justiça do Maranhão(TJMA); a diretora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Cricielle Muniz; o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do MA (Fecomércio), Maurício Feijó; o secretário municipal de Obras, David Coldebella – que representou o prefeito Eduardo Braide; o desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, corregedor-geral do Foro Extrajudicial do TJMA, dentre outros.

A honraria
Em sua 30ª edição, a cerimônia de entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira foi criada pela Câmara Municipal em 1995 para homenagear, a cada ano, pessoas que contribuíram pelo bem-estar dos ludovicenses e da cidade. As personalidades condecoradas são indicadas pelos 31 vereadores, sendo três nomes para cada.

A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução 05/95 do Plenário. Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente da Câmara Municipal de São Luís.
De acordo com os registros, a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, que marcou a história política de São Luís e do Maranhão, ocorreu em 9 de dezembro de 1619.
Abaixo, veja todas as fotos:
