Inaugurada nesta segunda-feira, 22, travessia entre os estados do Maranhão e do Tocantins foi reconstruída em menos de um ano, após desabamento da estrutura antiga
ESFORÇO CONJUNTO. Hildo Rocha destacou o esforço conjunto do ministro Renan Filho, do governador Carlos Brandão e do prefeito Leo Cunha
Presente à cerimônia de inauguração da nova ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o Rio Tocantins, na BR-226, nesta segunda-feira, 22, o deptuado federal Hildo Rocha (MDB), relembrou a atuação pela recuperação da estrutura, que desabou em dezembro de 2024.
“A palavra de ordem hoje é ‘superação’. Conseguimos superar um dos momentos mais difíceis da história do município de Estreito e municípios vizinhos com a queda da ponte JK. Hoje comemoramos a mudança de fase, graças a determinação e competência do nosso ministro dos Transportes, Renan Filho, do apoio do governador Carlos Brandão, da bravura do prefeito Léo Cunha e principalmente pela determinação do presidente Lula. A minha felicidade é enorme por ter contribuído com o meu trabalho para a construção dessa ponte e a solução do problema” , afirmou Hildo Rocha.
- A obra, considerada estratégica para a mobilidade, a economia e a integração regional, devolve segurança e fluidez ao tráfego entre os estados do Maranhão e do Tocantins;
- a entrega é resultado da união de esforços do Governo do Maranhão, Prefeitura Municipal de Estreito e Governo Federal, que concluíram a obra em apenas um ano.
- o empreendimento foi executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com investimento da ordem de R$ 171,97 milhões.
Articulação eficiente
Desde o colapso da antiga estrutura, Hildo Rocha acompanhou de perto as providências emergenciais e manteve diálogo constante com o Ministério dos Transportes, o DNIT e o Governo do Estado, ao lado do prefeito Léo Cunha.
“Eu estive várias vezes no ministério dos transportes e no DNIT trabalhando para que esta ponte ficasse pronta. Agradeço muito o presidente Lula, que se sensibilizou com isso. As vítimas da tragédia serão indenizadas e a ponte ficou pronta”, destacou.
- com 630 metros de extensão, a nova Ponte JK possui estrutura moderna e segura, com duas faixas de rolamento, acostamentos, barreiras de proteção e passagem para pedestres.
- a ponte simboliza a retomada do fluxo logístico essencial ao transporte de cargas, à produção agrícola, à atividade industrial e ao deslocamento diário de milhares de pessoas.
LIGANDO DOIS ESTADOS, a nova ponte tem estrutura moderna para a travessia do rio Tocantins na região de Estreito
Apoio do governador Carlos Brandão
Hildo Rocha também fez questão de reconhecer o apoio do Governo do Maranhão.
“Ressalto o apoio fundamental do governador Carlos Brandão, que por várias vezes esteve em reuniões com o ministro Renan Filho para tratar da construção dessa ponte. Todas as vezes que o governador convocou a bancada federal, eu estava junto para dar apoio à concretização desse grande investimento no Maranhão”, afirmou.
“Hoje é dia de comemorar a volta da ponte, comemorar a sa ponte. Me sinto realizado porque o meu trabalho em Brasília surtiu efeito. Está aqui a obra feita, em tempo recorde, ligando o Maranhão, o Tocantins, Goiás, Brasília, São Paulo e o mundo inteiro”, concluiu o parlamentar.
A cerimônia teve a presença dos governadores Wanderlei Barbosa (Tocantins) e Carlos Brandão (Maranhão), do diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão e do prefeito de Estreito Léo Cunha, acompanhado de vereadores do município.
Relacionado
