Projeta projeta crescimento para próximos dias
A ocupação hoteleira em São Luís alcançou 85,62%, conforme levantamento realizado pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), ligado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA). A projeção indica que esse percentual pode chegar a 96% até o Réveillon, reforçando a tendência de aumento na demanda por meios de hospedagem na capital, durante as festividades de fim de ano.
A pesquisa contou com a participação de 13 meios de hospedagem, localizados nas regiões litorânea da cidade, como Ponta d’Areia, Renascença, São Francisco e Centro de São Luís. Os dados fazem parte do monitoramento mensal que acompanha o desempenho do setor nos principais polos turísticos maranhenses.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou a importância do acompanhamento sistemático e a confiabilidade dos indicadores.
“A taxa de ocupação hoteleira registrada pelo Observatório do Turismo do Maranhão demonstra o fortalecimento da atividade turística no estado. Esse resultado é reflexo de nosso trabalho de promoção nos eventos, qualificação da oferta e planejamento estratégico, conduzido com base em dados técnicos e atualizados”, afirmou.
A metodologia adotada pelo Obstur-MA envolve o contato direto com os meios de hospedagem, que informam suas taxas de ocupação ou o quantitativo de unidades habitacionais ocupadas ao longo do mês. A partir dessas informações, são calculadas as médias por estabelecimento e o consolidado geral.
Segundo o coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, Igor Almeida, o levantamento considera empreendimentos cadastrados e conta com o apoio das superintendências regionais.
“Os dados apontam um crescimento que reforça a importância das nossas atividades de monitoramento. O acompanhamento nos permite analisar o comportamento do mercado, apoiar a tomada de decisões e oferecer informações técnicas que contribuem para o desenvolvimento sustentável do turismo no Maranhão e essas informações servem como subsídio para a formulação de políticas públicas e para o fortalecimento do turismo como atividade econômica no estado ” disse Igor Almeida.
