Brasília/DF (10/12/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemorou, nesta terça-feira (10), os 10 anos de atuação de sua Comissão de Ética. A cerimônia, realizada na sede do Instituto, reuniu autoridades, servidores e colaboradores para celebrar uma trajetória marcada pela integridade, pela responsabilidade e pelo compromisso com a conduta ética no serviço público.
- Servidores, colaboradores e autoridades celebram os 10 anos da Comissão de Ética do Ibama em cerimônia realizada na sede do Instituto, em Brasília – Foto: Herminio Lacerda/Ibama
O evento contou com a presença do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; do presidente da Comissão de Ética do Ibama, Francisco Joeliton; da diretora da Diretoria de Biodiversidade e Florestas (DBFlo) do Ibama, Lívia Martins; do chefe de gabinete do Ibama, Govinda Terra; do procurador federal da Advocacia Geral da União (AGU), Davi Valdetaro Cavalieri; e do presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Bruno Espiñeira.
As autoridades presentes ressaltaram a importância do marco histórico e reforçaram o papel estratégico da ética para o fortalecimento institucional. O presidente da Comissão de Ética do Ibama, Francisco Joeliton, destacou o esforço contínuo para aprimorar orientações e apoiar servidores na interpretação dos princípios éticos. O presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Bruno Espiñeira, enfatizou os avanços recentes na promoção da integridade no serviço público federal.
Para o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, a ética deve nortear todas as ações não só do Instituto, mas do serviço público em geral, especialmente diante dos desafios crescentes na proteção do meio ambiente e na defesa do interesse público.
O evento, transmitido em tempo real para as superintendências do Ibama em todo o país, contou com três exposições voltadas ao fortalecimento da cultura ética no serviço público.
A primeira apresentação foi conduzida pelo presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Bruno Espiñeira, que abordou o panorama da ética pública federal. Em seguida, Davi Valdetaro Cavalieri, procurador federal e autor do livro Compliance e Saúde Mental nas Organizações, ministrou a palestra: O Poder da Empatia na Construção de Organizações Éticas e Sustentáveis.
O encerramento do evento foi realizado pelo chefe de gabinete da Presidência do Ibama, Govinda Terra, com a apresentação da palestra: Código de Ética no Cotidiano – percepções e reflexões de um chefe de gabinete.
Na ocasião, foi apresentado o vídeo institucional em celebração aos 10 anos da Comissão de Ética do Ibama.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
