Home » Ibama destina prédio histórico para hub de inovação sociocultural no RS — Ibama

Ibama destina prédio histórico para hub de inovação sociocultural no RS — Ibama

by admin

Porto Alegre/RS (18/12/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) oficializou, nessa quarta-feira (17), a cessão de uso de seu antigo prédio-sede, localizado no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre (RS), para a implantação do Hub Atividade de Inovação e Fomento à Tecnologia Sociocultural. A iniciativa estabelece uma parceria institucional voltada à valorização do patrimônio público e ao fortalecimento de ações de inovação social, cultural e ambiental.

O imóvel estava desocupado desde 2024, quando foi atingido pelas enchentes históricas que impactaram o estado do Rio Grande do Sul. Em razão dos danos causados, a superintendência do Ibama no estado foi transferida para outro prédio, que atualmente abriga diversos órgãos da administração pública federal, como o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Controladoria-Geral da União (CGU), entre outros.

Representantes do Hub Atividade de Inovação e Fomento à Tecnologia Sociocultural

Após a mudança, o Ibama passou a buscar, em articulação com a União, uma destinação adequada ao imóvel, com o objetivo de evitar seu abandono após quase 40 anos de funcionamento como sede do instituto ambiental no estado. Nesse contexto, a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Rio Grande do Sul, por meio do Programa Imóvel da Gente, articulou a aproximação entre o Ibama e a Associação da Cultura Hip Hop do município de Esteio, idealizadora do projeto do Hub.

“É uma determinação do Governo Federal que nenhum imóvel público permaneça ocioso ou abandonado”, afirmou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. “Esse prédio estava parado, e entendemos que seria relevante, inclusive para a revitalização da região, que ele fosse ocupado por atividades culturais, sociais e de inovação”, destacou.

O Hub Atividade tem como objetivo fomentar a economia criativa e fortalecer redes colaborativas, atuando em áreas estratégicas como cultura, educação, meio ambiente, cidadania, segurança pública e desenvolvimento econômico. O espaço deverá sediar programas de aceleração de startups, além de eventos que promovam a conexão entre empreendedores socioculturais, empresas e investidores.

De acordo com Rafa Rafuagi, fundador e coordenador do Hub Atividade, a iniciativa busca qualificar organizações que já atuam diretamente nas comunidades, mas que muitas vezes carecem de apoio técnico em áreas como captação de recursos, gestão financeira e acesso a políticas públicas. “A inovação social precisa ser tratada com seriedade. É isso que vamos construir aqui”, afirmou.

Além das trilhas formativas, o espaço deverá oferecer cursos de curta e longa duração. O projeto prevê ainda a instalação de sala de cinema, lojas, café, auditório para formações e eventos, além de espaços de trabalho e escritórios destinados a entidades que não possuem sede própria.

“Após a transferência da nossa estrutura para outro prédio, buscamos uma destinação responsável para o imóvel, evitando o abandono e garantindo que ele continue servindo ao interesse público. A proposta do Hub dialoga com princípios ambientais, sociais e de sustentabilidade que fazem parte da atuação do Ibama”, explicou a superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, Diara Sartori.

Ato simbólico

O ato simbólico de cessão do imóvel foi realizado na calçada em frente ao prédio e reuniu parlamentares, representantes do governo estadual, de órgãos federais e lideranças do movimento Hip Hop gaúcho. O documento de cessão foi assinado por todas as representações presentes.

Pacto

A parceria também se destaca por promover a aproximação entre meio ambiente e cultura. De acordo com os idealizadores, essa integração será materializada por meio da criação do “Pacto da Cultura pelo Clima”, iniciativa que buscará alinhar a produção cultural a práticas sustentáveis e ações de cuidado ambiental.

“O Ibama entende que a proteção ambiental também passa pela valorização das pessoas, da cultura e das iniciativas que promovem transformação social. Essa parceria preserva o legado do órgão no imóvel e amplia o diálogo entre meio ambiente, inovação e cultura”, destacou a superintendente.

Assessoria de Comunicação Social do Ibama 
imprensa@ibama.gov.br 
61 3316-1015 



Créditos

You may also like