Home » Ibama promove oficina sobre incidentes com óleo na Paraíba — Ibama

Ibama promove oficina sobre incidentes com óleo na Paraíba — Ibama

by admin

João Pessoa/PB (19/12/2025) – O Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, de 16 a 18 de dezembro, em João Pessoa (PB), mais uma edição do Programa de Preparação para Resposta a Derramamentos de Óleo no litoral brasileiro. O evento promoveu oficinas teóricas e práticas e reuniu mais de 30 participantes.

Servidores do Ibama conduziram a oficina junto as instituições estaduais – Foto: Ceneac/Ascom/Ibama

Nos dias 16 e 17, foram oferecidas duas turmas do Curso Básico do Sistema de Comando de Incidentes para Resposta Inicial (SCI-200). Já no dia 18, uma turma da Oficina Praia Sem Óleo apresentou técnicas de limpeza e gestão de óleo em praias, com ênfase em recolhimento e destinação final do óleo.

A ação contou com a participação dos setores de emergências ambientais e da Superintendência do Ibama na Paraíba, além da colaboração do Corpo de Bombeiros Militar do Estado e da empresa Ambipar Response.

A formação de multiplicadores é considerada uma ação estratégica do Ibama. O objetivo é ampliar a preparação técnica e operacional para a resposta a possíveis derramamentos de óleo no litoral brasileiro.

SCI-200

O Sistema de Comando de Incidentes para Resposta Inicial (SCI-200)

é uma ferramenta de gestão que possibilita uma estrutura organizacional integrada, com várias agências, para melhorar o atendimento das demandas. Essas solicitações podem vir de um único ou de vários incidentes no local de ocorrência, sem que haja solução de continuidade ou afetações, por conta das atribuições dos órgãos em questão (esferas federal, estadual e municipal) que, porventura, venham a ser envolvidas.

O Ceneac utiliza a ferramenta desde 2013, quando foi instituído o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional (PNC) no Decreto nº 10.950/2013.

Praia sem óleo

O Projeto Praia Sem Óleo surgiu como resposta à emergência provocada pelo evento de toque de óleo, identificado em 2019 na costa de vários estados brasileiros. A iniciativa envolve a participação de instituições que atuam na faixa litorânea que se estende do Maranhão ao Espírito Santo.

O objetivo do projeto é capacitar membros de órgãos e instituições dos entes federativos para ações de prevenção, preparação e resposta a incidentes de poluição por óleo, principalmente quando o poluidor ainda não foi identificado.

Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015



Créditos

You may also like