Home » Ibama realiza capacitação em limpeza de praias em Aracaju (SE) — Ibama

Ibama realiza capacitação em limpeza de praias em Aracaju (SE) — Ibama

by admin

Aracaju/SE (24/12/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, nos dias 9 e 10 deste mês, a Oficina de Limpeza de Praia em Aracaju (SE), no âmbito do projeto pedagógico Praia Sem Óleo, do Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac). A iniciativa teve como objetivo capacitar 38 multiplicadores para atuação em situações de contaminação costeira por óleo, nos municípios do litoral sergipano, bem como do Ibama e do órgão estadual de meio ambiente de Sergipe.

Treinamento em limpeza de praias incluiu etapa prática – foto: Gabriela Costa/Ibama

A capacitação contou com aula teórica, realizada no Auditório do Caju Hub, localizado nas proximidades da praia do Farol e do Projeto Tamar, onde foram realizados os treinamentos práticos.

Os trabalhos foram conduzidos por servidores da Equipe Técnica de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais em Sergipe (Nupaem-SE), das Superintendências do Ibama em Sergipe (Supes-SE), Espírito Santo (Supes-ES) e Rio de Janeiro (Supes-RJ), além do Ceneac, setor vinculado à Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro), que atuaram como instrutores e participantes, com foco na formação de multiplicadores, conforme o projeto pedagógico do Ceneac.

A oficina

O público-alvo da oficina foi composto por gestores dos órgãos ambientais estaduais e municipais de Sergipe, além de integrantes da Marinha do Brasil, da Defesa Civil e de empresas de resposta à fauna oleada. O treinamento foi destinado à formação de gestores públicos e teve carga horária total de 8 horas, divididas em dois módulos de 4 horas cada.

No módulo teórico, foram abordados temas como: estrutura e objetivos do curso; legislação e normas aplicáveis; histórico do acidente com óleo ocorrido em 2019 e 2022, e seus desdobramentos; comportamento do óleo e processos de intemperismo; uso do formulário SCAT; técnicas de limpeza de praias; segurança, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs); gestão de resíduos oleosos em emergências ambientais; e orientações para o manejo de fauna oleada.

O módulo prático, realizado em campo, foi organizado em quatro temas: técnicas de limpeza de praias com resíduos oleosos; destinação adequada dos resíduos coletados; preenchimento do formulário SCAT; e boas práticas no atendimento a ocorrências envolvendo fauna oleada. O deslocamento dos participantes foi realizado por meio de veículos oficiais ou próprios.

Ao final do curso, foi disponibilizado um formulário eletrônico para avaliação da capacitação, com indicação de 100% das respostas submetidas que os conteúdos do curso serão úteis para as atividades profissionais dos participantes. As avaliações e as discussões realizadas no encerramento do treinamento foram amplamente positivas e reforçaram a relevância da iniciativa, com possibilidade de replicação da capacitação para atender outros municípios do litoral sergipano.

Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015



Créditos

You may also like