0
O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), certificou, nesta quarta-feira (17.12), 52 mulheres concluintes dos cursos de Operadora de Caixa e Vendedora, ofertados pelo Programa Mulheres Mil no município de Feijó.
A certificação marca um momento histórico: trata-se das primeiras turmas capacitadas antes mesmo da inauguração do campus do Ifac na cidade, reforçando o compromisso institucional com a qualificação profissional e a geração de oportunidades.
As ações foram organizadas pela coordenação adjunta do campus Tarauacá, com apoio da Prefeitura Municipal de Feijó, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Durante a solenidade, o diretor-geral do campus Tarauacá, Denis Borges Tomio, destacou o apoio das gestoras locais. “É fundamental reconhecer o trabalho da secretária Cardoci Paiva Lima e da coordenadora do CRAS, Maria Francisca Clementino da Silva, que contribuíram para o sucesso desta iniciativa”, afirmou. Ele destacou, ainda, que o reitor Fábio Storch está fazendo o possível para o campus ser inaugurado em 2026.
O evento ocorreu no auditório do Polo da UAB, em Feijó, e reuniu autoridades, convidados e familiares das formandas. Ao todo, foram certificadas 27 operadoras de caixa e 25 vendedoras. Um dos momentos mais celebrados foi o anúncio, feito pela diretora de Extensão Tecnológica do Ifac, Alana Chocorosqui Fernandes, representando a Proex, de que uma das alunas já foi contratada após concluir o curso, informação que foi recebida com aplausos pelo público.
Novo campus é aguardado em Feijó – Representando o prefeito Railson Ferreira da Silva, o secretário municipal de Administração, Enilson Brasil, ressaltou a relevância do Programa Mulheres Mil para o município. “Mesmo antes da construção do campus, o Ifac já está presente em Feijó, oferecendo cursos que geram emprego e renda, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social”, destacou.
Segundo ele, a iniciativa representa mais do que formação profissional. “O Programa Mulheres Mil é uma ferramenta de educação e de libertação. Com a inauguração do campus, acreditamos que avançaremos ainda mais na educação e na geração de empregos para a região”, completou.

Para o capitão Osmir Nascimento, do Batalhão de Polícia Militar de Feijó, a ação evidencia o papel social do Ifac. “Esta formação não é apenas uma qualificação profissional; ela promove a emancipação social das mulheres, oferecendo a possibilidade de emprego e a garantia do sustento familiar”, afirmou.
Diuliani Sousa da Silva Menezes, supervisora local do Programa Mulheres Mil em Feijó, também destacou a importância da experiência. “Sinto-me honrado por ter participado do programa como supervisora. Estar próximo das alunas e conhecer a realidade delas foi enriquecedor. Parabenizo as formandas e o Ifac pela iniciativa”, disse.

Diuliani ressaltou ainda sua trajetória junto ao Instituto. “Minha formação no Ifac foi essencial para atuar no Programa Mulheres Mil. Tenho satisfação em contribuir e o desejo de retornar ao campus como servidora”, afirmou, agradecendo a parceria com o campus Tarauacá e o apoio recebido ao longo da execução dos cursos.
A supervisora local celebrou o sucesso das turmas e destacou a contratação da aluna Ana Patrícia Nogueira Damasceno, após a conclusão do curso de Vendedora. “Ela incluiu a formação no currículo e já conquistou uma oportunidade de trabalho. Isso nos enche de alegria e esperança de que outras alunas sigam o mesmo caminho”, pontuou.
Apoio do campus Tarauacá na oferta dos cursos – O diretor-geral Denis Borges Tomio explicou que o campus Tarauacá atende atualmente a região Tarauacá/Envira, abrangendo os municípios de Feijó, Tarauacá e Jordão. “Nesse período de transição, assumimos a responsabilidade pela oferta dos cursos, que em breve será transferida ao campus Feijó, quando a unidade terá autonomia administrativa”, explicou.
Para ele, a execução do Programa Mulheres Mil antes do início das atividades do novo campus “representa um marco na construção da identidade do Ifac na região, atraindo o olhar da comunidade para uma instituição que chegará com cursos presenciais, investimentos e educação de qualidade”.

Representando a pró-reitora de Extensão, Luana Melo, a diretora de Extensão Tecnológica, Alana Chocorosqui Fernandes, enfatizou o caráter histórico da certificação. “Estas são as primeiras alunas formadas pelo Ifac que entram para a história do campus de Feijó”, afirmou.
Ela também destacou o impacto dos cursos para o desenvolvimento local. “Feijó sediará eventos de grande porte e reconhecimento estadual. A qualificação em vendas e atendimento ao público contribui diretamente para o crescimento econômico e para a melhoria dos serviços oferecidos à população e aos visitantes”, disse.
Parceria fortalece autoestima com Guarda-Roupa Social – Durante a cerimônia, também foi destacada a parceria com o Programa Guarda-Roupa Social, do Governo do Estado, por meio do gabinete da vice-governadora Mailza Assis e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH). Para o diretor Denis Tomio, a iniciativa é estratégica. “A entrega de roupas novas fortalece a autoestima e a dignidade das alunas, incentivando a permanência no curso e o investimento no próprio desenvolvimento”, afirmou.

A coordenadora do Programa Mulheres Mil na SEASDH, Lidiane Alves, em nome da vice-governadora e secretária Mailza Assis, ressaltou a importância da ação. “Como servidora, é uma honra contribuir com esta iniciativa, que atende diretamente famílias em situação de vulnerabilidade acompanhadas pelos CRAS e CREAS. O vestuário social complementa direitos e fortalece políticas públicas”, destacou. A coordenadora do Guarda-roupa Social, Nágila Rocha, esteve presente na entrega, juntamente com Lidiane Alves.
Alunas celebram conquista e novas oportunidades – As beneficiárias do Guarda-Roupa Social também relataram a alegria com a ação. Vanessa Morais Farrapo, aluna do curso de Operadora de Caixa, falou de sua alegria. “Fiquei muito feliz em participar do curso Mulheres Mil e em receber o kit. Foi uma surpresa que me deixou muito contente”.

Já Juliana Ferreira Sampaio, também concluinte do curso, ressaltou a importância do momento. “Fiquei muito feliz, não esperava. A roupa é bonita, útil e me veste muito bem. O curso foi muito importante para mim e tenho fé em Deus que conseguirei um emprego nessa área”, declarou.
(Fotos: Devanir Nascimento de Araújo/Programa Mulheres Mil)
