Home » Início das cerimónias que lembram os atentados de 13 de novembro em Paris

Início das cerimónias que lembram os atentados de 13 de novembro em Paris

by admin
Início das cerimónias que lembram os atentados de 13 de novembro em Paris

De&nbspEuronews

Publicado a

Em 13 de novembro de 2015, os comandos do grupo Estado Islâmico atacaram o Stade de France, em Saint-Denis, as esplanadas dos cafés parisienses e a sala de espetáculos Bataclan, em Paris. O balanço é de 130 mortos e centenas de feridos.

Dez anos depois, a França recorda os fatais atentados de 13 de novembro. Na quinta-feira, o presidente francês, Emmanuel Macron, prestará homenagem a cada um dos locais visados e discursará na inauguração do “Jardim Memorial 13 de novembro”, na Place Saint-Gervais, em frente à Câmara Municipal de Paris.

A partir de sábado, 8 de novembro, a Câmara Municipal de Paris convida o público a participar num “gesto comemorativo” na Praça da República, “lugar simbólico da memória em 2015”. Foram aí colocadas velas e flores.

Na sexta-feira, os adeptos do PSG, membros do Collectif Ultras Paris, desfraldaram uma faixa com os dizeres “Fluctuat nec mergitur” (“É batido pelas ondas, mas não se afunda”), o lema da capital francesa, na Praça da República e em frente ao Bataclan.

No domingo, a Associação Francesa das Vítimas do Terrorismo (AFVT) organiza duas manifestações: “La course de la Liberté” partirá do Stade de France e “La marche de l’Égalité” terá lugar entre a Praça da República e o Hotel de Ville.

Créditos

You may also like