Home » Instabilidade e calor marcam previsão com chuvas intensas

Instabilidade e calor marcam previsão com chuvas intensas

by admin

A quarta-feira começa marcada por um cenário típico do período úmido no Acre: calor, nuvens carregadas e possibilidade de chuva forte em diferentes regiões do estado. A previsão, divulgada pelo meteorologista Davi Friale, indica um dia de instabilidade persistente em boa parte da Amazônia Ocidental, incluindo o sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia e áreas do Centro-Oeste.

A quarta-feira começa marcada por um cenário típico do período úmido no Acre/ Davi Friale. Foto: Altino Machado.

No Acre, tanto no leste quanto no sul onde estão Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira o comportamento do tempo deve seguir um padrão semelhante ao dos últimos dias: abafamento ao longo da manhã, céu entrecortado por nuvens densas e pancadas isoladas, que podem ganhar intensidade em alguns momentos. A umidade relativa do ar varia de 60% a 70% à tarde, alcançando até 100% no amanhecer.

Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário não muda muito. A combinação entre temperaturas elevadas, vento fraco vindo do norte e alta umidade mantém o risco de chuvas mais fortes durante o dia. Por lá, a umidade mínima fica entre 55% e 65%, elevando a sensação de abafamento.

As temperaturas seguem dentro do padrão desta época do ano, com mínimas entre 22ºC e 24ºC em todas as regiões acreanas. No entanto, as máximas variam de acordo com a localização: entre 28ºC e 30ºC em municípios como Rio Branco, Sena Madureira e Brasileia; chegando aos 33ºC em cidades como Tarauacá e Feijó, onde o calor tende a ser mais intenso.

De acordo com Friale, estados como Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal também devem registrar chuvas volumosas nesta quarta, impulsionadas pela grande presença de umidade na atmosfera. Nessas áreas, as temperaturas ficam mais amenas ao longo do dia.

No Amazonas, sobretudo nas regiões não afetadas pela instabilidade mais intensa, o tempo quente e abafado predomina, com pancadas isoladas a qualquer hora — algumas podendo ser fortes.

Com condições climáticas tão variadas, a recomendação é que a população esteja atenta a mudanças repentinas e evite áreas de risco durante as pancadas mais intensas. O Acre, especialmente, deve viver um dia marcado pela alternância entre sol, calor e chuva forte, típica da transição para o período chuvoso mais ativo.

Créditos

You may also like