Capacitação apresentada no Paraná
O Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná (IPIE/UFPR lançou um curso gratuito destinado à formação de mulheres gestoras no esporte. As inscrições podem ser realizadas até 03 de fevereiro por meio do link: https://ipie.ufpr.br/mulheres-na-gestao/.
Ofertado pela plataforma UFPR Aberta, em formato on-line, o curso visa a debater e contextualizar o universo de mulheres na gestão esportiva, oferecendo estratégias e pilares fundamentais para atuação de mulheres na área, como fundamentos de políticas públicas, projetos, gestão e governança, além de apresentar estratégias e possibilidades de modificação do universo de mulheres na gestão e como atuar e debater com sociedade civil e organizações públicas/privadas para modificar esse cenário.
O curso foi pensado como uma forma de capacitar mulheres para obter maior incidência de mulheres atuando em cargos de gestão pública e privada, como é proposto nas diretrizes de equidade na Lei Geral do Esporte.
A capacitação será ofertada de forma assíncrona e contará com os seguintes módulos temáticos:
- Módulo 1: contextualização do universo, com discussões sobre a presença de mulheres gestoras no esporte e um recorte interseccional acerca dos marcadores sociais da diferença;
- Módulo 2: gestão para o esporte, abordando temas como gestão baseada em evidências, elaboração e gestão de projetos e obtenção de incentivos fiscais, além de comunicação institucional;
- Módulo 3: modificação do universo, que tratará da violência contra meninas e mulheres no esporte e das articulações entre sociedade civil e poder público em prol de uma gestão mais inclusiva e equitativa.
“Essa iniciativa representa um marco no fortalecimento da presença feminina na gestão esportiva brasileira. Trata-se de uma oportunidade única de diálogo, aprendizado e articulação, que busca não apenas formar novas lideranças, mas também construir caminhos mais igualitários e inclusivos para o esporte”, destaca Maria Rita de Assis César, coordenadora do projeto.
