Home » Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva lança curso de gestão no esporte para mulheres

Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva lança curso de gestão no esporte para mulheres

by admin

Capacitação apresentada no Paraná

O Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná (IPIE/UFPR lançou um curso gratuito destinado à formação de mulheres gestoras no esporte. As inscrições podem ser realizadas até 03 de fevereiro por meio do link: https://ipie.ufpr.br/mulheres-na-gestao/.

Ofertado pela plataforma UFPR Aberta, em formato on-line, o curso visa a debater e contextualizar o universo de mulheres na gestão esportiva, oferecendo estratégias e pilares fundamentais para atuação de mulheres na área, como fundamentos de políticas públicas, projetos, gestão e governança, além de apresentar estratégias e possibilidades de modificação do universo de mulheres na gestão e como atuar e debater com sociedade civil e organizações públicas/privadas para modificar esse cenário.

O curso foi pensado como uma forma de capacitar mulheres para obter maior incidência de mulheres atuando em cargos de gestão pública e privada, como é proposto nas diretrizes de equidade na Lei Geral do Esporte.

A capacitação será ofertada de forma assíncrona e contará com os seguintes módulos temáticos:

  • Módulo 1: contextualização do universo, com discussões sobre a presença de mulheres gestoras no esporte e um recorte interseccional acerca dos marcadores sociais da diferença;
  • Módulo 2: gestão para o esporte, abordando temas como gestão baseada em evidências, elaboração e gestão de projetos e obtenção de incentivos fiscais, além de comunicação institucional;
  • Módulo 3: modificação do universo, que tratará da violência contra meninas e mulheres no esporte e das articulações entre sociedade civil e poder público em prol de uma gestão mais inclusiva e equitativa.

 “Essa iniciativa representa um marco no fortalecimento da presença feminina na gestão esportiva brasileira. Trata-se de uma oportunidade única de diálogo, aprendizado e articulação, que busca não apenas formar novas lideranças, mas também construir caminhos mais igualitários e inclusivos para o esporte”, destaca Maria Rita de Assis César, coordenadora do projeto.

Créditos

You may also like