Mais três satélites iranianos foram enviados ao espaço neste domingo com ajuda da Rússia, informou a mídia estatal iraniana, à medida que as duas nações sancionadas pelos Estados Unidos ampliam sua colaboração espacial.
Nos últimos anos, o Irã tem contado cada vez mais com a Rússia para colocar satélites em órbita, sendo que os três últimos têm como objetivo ajudar no monitoramento da agricultura, dos recursos naturais e do meio ambiente.
“Esses satélites foram projetados e produzidos por cientistas iranianos, apesar de todas as sanções e ameaças”, disse o embaixador do Irã na Rússia, Kazem Jalali, à TV estatal, referindo-se às medidas ocidentais contra o programa nuclear de Teerã. “Estamos trabalhando juntos (com a Rússia) em diferentes áreas. Algumas são evidentes e outras não gostamos de dar esclarecimentos.”
A agência de notícias iraniana Irna disse que os três satélites — Paya, Zafar 2 e um segundo Kowsar — eram para órbita terrestre baixa.
Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, Teerã e Moscou aprofundaram seus laços, com os países ocidentais acusando o Irã de fornecer mísseis e drones para os ataques russos. Teerã nega.
