“Irresponsabilidade dá nisso”: academia onde mulher morreu é pichada em SP
Registros feitos nesta terça-feira (10) exibem a fachada da academia C4 Gym vandalizada com pichações após a morte de Juliana Bassetto, vítima de intoxicação no sábado passado (7). As mensagens escritas nos muros apontam a falta de responsabilidade do estabelecimento, com frases como “a irresponsabilidade de alguns tira a vida de outros”.
A Subprefeitura Vila Prudente começou o processo de revogação da licença de operação da academia C4, localizada no bairro Parque São Lucas, zona Leste de São Paulo, devido a irregularidades no documento, que estava em nome do antigo dono. A medida foi tomada ontem (9).
Além das falhas no documento, a prefeitura identificou a existência de dois CNPJs associados à atividade no mesmo endereço, a ausência do Auto de Licença de Funcionamento e condições precárias de segurança no local.
No sábado anterior (7), Juliana Faustino Bassetto, 27 anos, faleceu e outras quatro pessoas foram hospitalizadas após uma intoxicação na piscina da academia durante uma aula de natação.
Testemunhas relataram a presença de um forte cheiro químico, seguido de irritação nos olhos, nariz e pulmões, além de episódios de vômito.
Juliana foi socorrida e levada a um hospital em Santo André, mas não resistiu após sofrer uma parada cardíaca. O marido da vítima e outros três alunos também precisaram de atendimento médico, alguns em estado grave.
Um adolescente de 14 anos, uma das vítimas, foi hospitalizado com complicações nos pulmões e permanece sob cuidados médicos.
Segundo o delegado Alexandre Bento, titular do 42º Distrito Policial, os responsáveis pela academia fecharam o local e o abandonaram sem comunicar as autoridades, o que levou à necessidade de arrombar o imóvel para realização da perícia por parte do Instituto de Criminalística e do Corpo de Bombeiros.
O caso foi registrado como morte suspeita e risco à saúde de terceiros. A Polícia Civil está em busca dos proprietários e gerentes da academia para prestarem esclarecimentos.
Nota da academia:
“A diretoria da Academia C4 GYM lamenta profundamente o ocorrido em sua unidade no último sábado (07/02), informa que prestou imediato atendimento a todos os envolvidos e está colaborando integralmente com as autoridades competentes, oferecendo todo o suporte necessário.”
*Sob supervisão de Pedro Osorio

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2026/Z/2/Gr7jpBSmSP2xHp6KGZ4w/oskar-mlodzinski-do-j2d07byi-unsplash.jpg)
