As mudanças no sistema de pontuação do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais causou alterações em nova tabela divulgada nesta segunda-feira, a última de 2025.
-> Clique Aqui e ENTRE em nosso canal do Whatsapp!
A partir de agora os tenistas terão até 18 torneios para computarem mais o ATP World Finals para os oito classificados, diferente dos 19 eventos da temporada que acabou de finalizar. Também um torneio ATP 500 a menos passou a ser computado.
Com a alteração feita vários tenistas descartaram seus piores resultados. Felix Aliassime perdeu 55 pontos, Alexander Zverev perdeu 50, Novak Djokovic perdeu dez.
Entre os top 20 uma alteração de posição foi consumada com Karen Khachanov passando Jiri Lehecha e assumindo a 17ª colocação. Lehecka perdeu dez pontos e ficou com 2315 contra 2320 de Khachanov. Luciano Darderi ganhou a posição de Tallon Griekspoor, que perdeu 50 pontos, e passou a ser o 25º colocado.
O maior beneficiado por o espanhol Jaume Munar que subiu três postos mesmo perdendo dez pontos. Ele passou ao 33º posto ultrapassando Stefanos Tsitsipas, Brandon Nakashima e Corentin Moutet.
João Fonseca não perdeu pontos e se manteve como o 24º com 1635 pontos, ampliando a distância para Darderi que soma 1579. Ele ficou dez pontos mais perto do 23º, o canadense Denis Shapovalov que ficou com 1665. Tommy Paul, 20º colocado, perdeu 50 pontos e a distância para João passa a ser de 415 pontos ao invés dos 465 da lista anterior.
O brasileiro porém terá 125 a defender esta semana do título de Camberra no ano passado e terá queda ficando na 29ª colocação na próxima tabela a ser divulgada no dia 5 de janeiro e que já vem sendo mostrada no site da ATP pelo Live Rankings.
Ele só poderá somar e recuperar a partir do ATP 250 de Brisbane, na Austrália, uma vez que houve uma alteração de semanas para adequar o calendário de 2026 que começa no dia 5 de janeiro, portanto ficará com déficit na tabela.
