Home » Jornalista e escritora maranhense lança livro para contar a vida de um narrador de histórias

Jornalista e escritora maranhense lança livro para contar a vida de um narrador de histórias

by admin

 

 

Os amantes da literatura irão ganhar nos próximos dias uma obra literária épica, que viajou no tempo para buscar e resgatar as origens, do exímio contador de histórias e sindicalista, Alziro Ozeas Coelho, nascido em Alcântara/MA – município quilombola, em 1891, num cenário político em que as famílias e o trabalhador viviam oprimidos pela política vigente, que restringia a liberdade de organização sindical.

 

Trata-se do livro “A Saga do vovô Alziro” que será lançado pela escritora Lourdes Acosta, no próximo dia 12, às 17h30, no hall do edifício Turmalina, no Renascença, para reunir três grandes famílias descendentes.

A obra elucida e narra o mundo que circundou a vida do sindicalista que, em busca de um melhor porvir, se aventurou por lugares e se instalou em São Luís, do Maranhão, formatando ali a sua prole.

– O trabalho é fruto de um levantamento dos dados históricos sobre sua vida, de forma que fiquem conhecidas as conexões e a formação de sua descendência. É entremeada de resultados da metodologia de pesquisas “in loco”, online, depoimentos e entrevistas que veem sendo coletadas desde 2022, quando entrevistamos sua filha caçula, Maria da Graça, em São Luís do Maranhão. Na obra descrevemos suas aventuras, escolhas, irreverência, árvore genealógica e estórias por ele contadas, que aguçaram a imaginação dos seus netos, despertando o gosto pelo saber -, pontuou a autora.

 

De acordo com o psicólogo clínico José Raimundo Gomes, prefaciador do livro, a obra não nasceu apenas de lembranças, nasceu da urgência de preservar uma memória viva. “É uma memória que pulsa nas histórias contadas, nos nomes repetidos de geração em geração. A Saga do Vovô Alziro é mais do que uma homenagem escrita pela sua neta, é um mapa afetivo de onde viemos e de quem somos. No capítulo “As Origens”, a autora nos faz viajar até Alcântara, no Maranhão, para conhecer o berço de Alziro. Um cenário árido, ainda sob os efeitos do autoritarismo e da desigualdade do começo do século XX, molda a infância e juventude desse homem que se recusava a aceitar o destino imposto aos pobres e trabalhadores”, ressaltou.

 

Serviço:

Lançamento do livro “A Saga do vovô Alziro”

Autora: Lourdes Acosta (jornalista e escritora)

Data do evento: 12/12/2025.

Local: Edifício Turmalina, Renascença. São Luís/MA

Créditos

You may also like