Home » José Antonio Kast, pinochetista, vence as eleições no Chile

José Antonio Kast, pinochetista, vence as eleições no Chile

by admin

Escrito en GLOBAL el

O extremista de direita José Antonio Kast venceu a eleição presidencial do Chile neste domingo, informa o Serviço Eleitoral do país. 

Kast garantiu a vitória na votação de domingo com 58% dos votos válidos, contra 41% de Jeannette Jara (Partido Comunista), com 95% das urnas apuradas.

A participação foi alta: mais de 15 milhões de chilenos foram as urnas. O resultado confirma o resultado das pesquisas eleitorais e do segundo turno, que indicavam forte vantagem para o candidato neofascista.

Sua vitória representa uma mudança significativa na política chilena, após anos de turbulência iniciados com os protestos sociais de 2019 e que se estenderam pelo processo de reforma constitucional. 

O atual presidente Gabriel Boric telefonou para Kast para felicitá-lo pelo triunfo. “Quero que saiba que como presidente da República, sempre estarei à disposição para colaborar com a pátria”.

A candidata do Partido Comunista, Jeannette Jara, reconheceu o resultado das eleições. “A democracia falou alto e claro. Acabei de falar com o presidente eleito José Antonio Kast para desejar-lhe sucesso para o bem do Chile”, escreveu Jara em sua conta no X.

“Àqueles que nos apoiaram e se sentiram atraídos por nossa candidatura, podem ter certeza de que continuaremos trabalhando para construir uma vida melhor em nosso país. Juntos e firmes, como sempre”, completou.

No primeiro turno, Jara obteve 27% dos votos, enquanto Kast alcançou os 24%, seguido de três candidatos de direita que superaram 10% dos votos.

 

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar

Créditos

You may also like