Home » Jovem trans brasileira é alvo de violência da polícia de Trump

Jovem trans brasileira é alvo de violência da polícia de Trump

by admin

Escrito en LGBTQIAP+ el

Vídeo que circula pelas redes sociais mostra a jovem trans Alice sendo alvo de violência da polícia imigratória dos EUA. Sob o governo de Donald Trump, a política anti-imigração se tornou uma das principais bandeiras, e os agentes teriam recebido sinal verde para agir.

Nas imagens, é possível acompanhar os policiais sendo agressivos com Alice, que tenta entender o que está acontecendo. Pelas falas captadas, há menção a validade e tipos de visto.

Alice está em um carro com algumas amigas, que também questionam os policiais para compreender a situação e para onde ela será levada. Elas pedem ainda que os agentes respeitem a identidade de gênero de Alice e deixem de usar o pronome masculino.

De acordo com informações disponíveis, Alice Barbosa está detida em uma prisão masculina na Virgínia, permanecendo isolada dos demais detentos até o momento.

Uma das amigas de Alice contou ao jornal Folha de S. Paulo que o carro delas foi fechado e que, de outro veículo, saíram três homens mascarados que ordenaram que elas descessem do veículo.

Segundo o relato, em um primeiro momento pensaram se tratar de um assalto e trancaram as portas. Posteriormente, Alice abaixou um dos vidros, momento em que um dos agentes a forçou a sair do carro e a algemou. Ainda não está claro a motivação da prisão da brasileira. 

 

Erika Hilton aciona Itamaraty

A família de Alice já foi acionada. Além disso, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) informou ter acionado o Itamaraty para acompanhar o caso.

“Acabo de acionar o Itamaraty pedindo que intercedam pela garantia dos direitos e integridade física de Alice Correia Barbosa, uma brasileira trans que foi presa de forma arbitrária, suspeita e violenta nos EUA. Tudo, em desrespeito à Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada pelo Brasil e Estados Unidos, à Convenção Americana de Direitos Humanos e aos Princípios de Yogyakarta”, declarou Erika Hilton em suas redes sociais.

 

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar

Créditos

You may also like