Home » Juiz da Lava Jato foi filmado em supermercado que o acusa de furto

Juiz da Lava Jato foi filmado em supermercado que o acusa de furto

by admin

O juiz Eduardo Appio (foto em destaque), conhecido por sua atuação em processos da Lava Jato, foi afastado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) após ser suspeito de furtar, em três ocasiões, garrafas de champanhe avaliadas em R$ 399 em supermercado de Blumenau (SC). As ações teriam sido registradas por câmeras de segurança dos estabelecimentos.

Veja o vídeo:

Um dos flagrantes ocorreu em 18 de outubro. Nas imagens, Appio aparece observando garrafas de champanhe em uma prateleira e, em seguida, sai com uma delas nas mãos. Ele caminha pelo supermercado e deixa o local, momento em que é abordado por seguranças.

O juiz é conduzido para uma sala, onde aparenta discutir com os funcionários. Em outro momento, ele mostra um cartão aos empregados do estabelecimento.

A primeira ocorrência foi registrada em 20 de setembro. De acordo com o boletim, Appio teria “ocultado conscientemente a bebida em uma sacola de compras”. O episódio teria se repetido nos dias 4 e 18 de outubro.


Mais detalhes:

  • O TRF-4 manteve o afastamento do magistrado e instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar os fatos.
  • Appio está afastado do cargo desde outubro deste ano.
  • Em 27 de novembro, a Corte Especial Administrativa do TRF-4 decidiu pela manutenção do afastamento.
  • A decisão se baseou na “gravidade da conduta em tese tem o potencial de abalar irremediavelmente a idoneidade do Poder Judiciário”.
  • Os fatos também poderiam “inviabilizar peremptoriamente o exercício da autoridade do magistrado perante o jurisdicionado, colocando em suspeição suas decisões”.

O que disse o juiz

Quando o caso veio a público, Eduardo Appio afirmou ao colunista Ânderson Silva, da NSC — parceira do Metrópoles — que o suposto envolvimento se trata de um mal-entendido e que tomará medidas judiciais.

Juiz da Lava Jato Eduardo Appio

“Não sei do que se trata. Sempre paguei minhas compras. Tenho comprovantes. Sempre paguei por todas as minhas despesas”, declarou. O magistrado classificou as acusações como “fake news” e disse ser alvo de perseguições.

Appio também afirmou que ingressará com ações de reparação contra quem, segundo ele, o esteja acusando de forma caluniosa.

Créditos

You may also like