“Legião de apaixonados atrás do pavilhão”, diz casal campeão da Viradouro
A agremiação de samba Unidos do Viradouro sagrou-se vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro de 2026, conquistando assim seu quarto título com um enredo em homenagem ao mestre de bateria Ciça.
Para o casal principal de mestre-sala e porta-bandeira da escola, Rute Alves e Julinho Nascimento, a vitória é fruto de meses de preparação intensiva e comprometimento.
Em uma entrevista à CNN Brasil, eles compartilharam detalhes sobre o rigoroso treinamento antes do desfile. Rute explicou: “Vale muito a pena, pois quando fazemos a curva no Sambódromo e sabemos que nos dedicamos totalmente, mesmo que a fantasia possa ser desconfortável, temos a certeza de que conseguiremos conduzi-la, graças à nossa preparação.”
Julinho acrescentou que os ensaios eram realizados às 5 horas da manhã no Sambódromo. Reporta-se que os treinos físicos incluíam uso de sacos de areia para suportar o peso das fantasias durante o desfile.
“Trabalhamos muito para isso e temos muito respeito pela nossa escola e administração. Levamos um pavilhão que, por trás, tem uma legião de fãs apaixonados”, enfatizou a porta-bandeira.
Viradouro é a campeã do Carnaval 2026 • Eduardo Hollanda/Rio Carnaval
Uma parceria de quase duas décadas
Além da vitória, Rute e Julinho celebram uma parceria de 19 anos. Julinho descreve: “É como um casamento verdadeiro e abençoado”, ao relembrar como seus caminhos se cruzaram.
“Começamos em épocas diferentes, com trajetórias totalmente distintas, mas desejamos estar juntos e encontramos essa oportunidade. Eu disse: um dia, se for a vontade de Deus, estaremos juntos. E Deus uniu-nos dois anos depois”, acrescentou.
O casal revelou que, apesar das personalidades distintas, mantêm uma sintonia perfeita na avenida. O mestre-sala explicou: “Discutimos como qualquer outro casal, mas nunca por falta de caráter, companheirismo ou parceria. Nossas discordâncias visam sempre o melhor para nós.”
A Viradouro, fundada em 1946, conquistou seu primeiro título em 1997, seguido por vitórias em 2020, 2024 e agora em 2026.
“São três títulos em menos de uma década e, hoje, com a competição acirrada no carnaval, a Viradouro se mantém no topo do ranking da Liesa e conquista três campeonatos em seis anos. Isso é um presente de Deus para nós”, comemorou Julinho.
E mais: veja fotos do desfile da Viradouro no Carnaval 2026


