Conservação ambiental e desenvolvimento social
MARCOS GUIMARÃES
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses desponta como o principal destino de ecoturismo do Brasil para se conhecer em 2026. O reconhecimento vem de um levantamento da plataforma PlanetaEXO, especializada em experiências e viagens sustentáveis, que colocou o ícone maranhense no topo do ranking.
Na sequência, aparecem a Amazônia — com destaque para os estados do Amazonas e do Pará — e Barra do Garças (Mato Grosso), formando o trio de destinos mais desejados do país para quem busca natureza, aventura e consciência ambiental.
Considerado o maior campo de dunas da América do Sul, os Lençóis Maranhenses impressionam pela paisagem única, marcada por milhares de lagoas de águas cristalinas que surgem com o regime de chuvas.
Caminhadas, travessias e passeios contemplativos convidam o visitante a desacelerar, aprofundar a conexão com a natureza e experimentar, em cada passo, a grandiosidade do parque nacional. Um cenário que se tornou referência para a fotografia e para experiências turísticas mais autênticas e tranquilas.
Ao todo, a lista da plataforma PlanetaEXO reúne 15 destinos que representam os principais biomas brasileiros e evidenciam a força do ecoturismo como vetor de desenvolvimento sustentável. A curadoria prioriza vivências ao ar livre, como trilhas, observação de fauna, travessias e experiências imersivas na natureza, incentivando viagens mais longas, maior vínculo com o território e impactos positivos para as comunidades locais.
O anúncio da seleção ocorre em um momento estratégico para o turismo nacional. Em 2025, o Brasil recebeu 9,2 milhões de turistas estrangeiros — o maior número já registrado —, consolidando o país no cenário internacional e reforçando o potencial de destinos naturais como protagonistas do crescimento do setor.
Reconhecimento – Em julho de 2024, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Entre os critérios avaliados que levaram a unidade de conservação a conquistar o reconhecimento estão sua beleza excepcional e o fato de ser um fenômeno natural único no mundo.
Além dos Lençóis Maranhenses, outras sete áreas brasileiras possuem o título de Patrimônio Natural da Humanidade:
- Pantanal (Mato Grosso/Mato Grosso do Sul)
- Amazônia Central (Amazonas),
- Costa do Descobrimento (Bahia e Espírito Santo)
- Complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas)
- Parque Nacional do Iguaçu (Paraná), Vale do Ribeira (Paraná/Sao Paulo) e
- Complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (Goiás).
Confira a lista completa da PlanetaEXO:
-
- 1. Lençóis Maranhenses (MA)
- 2. Amazônia (AM/PA)
- 3. Barra do Garças (MT)
- 4. Chapada Diamantina (BA)
- 5. Cambará do Sul (RS)
- 6. Jalapão e Serras Gerais (TO)
- 7. Chapada dos Veadeiros (GO)
- 8. Pantanal (MT/MS)
- 9. Vale do Catimbau (PE)
- 10. Nobres (MT)
- 11. Serra da Capivara (PI)
- 12. Cerrado – Trijunção (GO/MG/BA)
- 13. Ibitipoca (MG)
- 14. Abrolhos (BA)
- 15. Fernando de Noronha (PE)
(Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
