Lençóis Maranhenses no top 15 de revista especializada em ecoturismo
A plataforma PlanetaEXO, publicação especializada em turismo sustentável, elencou o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como um dos 15 principais destinos para o ecoturismo em 2026 no Brasil. A relação inclui outros polos turísticos já consagrados nacionalmente, como Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Veadeiros (GO) e Fernando de Noronha (PE).
A seleção que destaca os principais protagonistas para o turismo sustentável e de natureza em 2026, avaliou critérios como experiência em meio à natureza, receptividade local e alinhamento com a conservação ambiental.
Os Lençóis Maranhenses aparecem no topo de lista da PlanetaEXO, que apresenta aos leitores o melhor período para conhecer o destino, dá dicas de hospedagens nas cidades-base para quem visita o Parque (Barreirinhas, Santo Amaro e a vila de Atins)l, e aponta meios de translado para chegar ao local.
“A beleza do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é tão estonteante que há quem diga que mais parece coisa de outro mundo. As lagoas de água azul cristalina em meio às dunas de areia branca são capazes de impressionar qualquer um”, frisa a PlanetaEXO.
A escolha dos Lençóis Maranhenses como destino em alta para o turismo de natureza em 2026, surge em paralelo à eleição do Brasil como Destino do Ano de 2026 pela revista internacional Travel + Leisure, marca global especializada em viagens de lazer.
A expectativa para forte movimentação turística nos Lençóis Maranhenses também foi impulsionada pelo reconhecimento do Parque Nacional como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), título conquistado em 2024.
“Os Lençóis Maranhenses já são amplamente conhecidos como um dos principais destinos para viajantes brasileiros e de todo o mundo. Nós fomos agraciados com esse paraíso natural e atuamos para projetá-lo ainda no cenário turístico mundial. Trabalhamos para atrair mais turistas e qualificar nossos operadores e guias de turismo, sempre com a meta de garantir um ótimo acolhimento e para estimular o retorno desses viajantes ao Maranhão”, reforça a secretária de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), Socorro Araújo.
Aumento no fluxo aéreo
Com a projeção da PlanetaEXO indicando uma nova temporada de alta visitação nos Lençóis Maranhenses em 2026, o turismo no Maranhão pode superar os bons números conquistados pelo setor no ano passado.
Com base em dados gerados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), departamento vinculado à Setur-MA, aponta que, de janeiro a novembro de 2025, o Maranhão registrou 2.013.951 passageiros transportados entre embarques e desembarques, representando crescimento de 13,67% em relação a 2024.
Destaque para o desempenho do Aeroporto de Barreirinhas, que alcançou 22.166 passageiros em 2025, somando 11.823 embarques e 10.343 desembarques. O volume está diretamente associado à ampliação das operações aéreas no município, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses.
“As ações que a gente vem fazendo, não só o Observatório, como também os outros setores da Setur-MA, vem tendo retorno muito positivo. Tivemos mais de R$ 2 milhões de investimentos em promoção de destinos turísticos aqui do Maranhão e tivemos um retorno em relação ao fluxo aéreo”, explica Igor Almeida, coordenador do Obstur-MA.
Lençóis Maranhenses em destaque na TV dos EUA
Além de aparecer na listagem da PlanetaEXO, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses também foi recentemente destaque em reportagem especial exibida pela PBS [Public Broadcasting Service], emissora pública de TV dos Estados Unidos.
A produção apresenta imagens exuberantes dos Lençóis Maranhenses e depoimentos emocionados de pesquisadores e de moradores da região. O programa da PBS mostra a grandiosidade e biodiversidade do Parque Nacional com seus 906 km² de dunas e lagoas de “azul cristalino”.
“Os Lençóis Maranhenses é o maior campo de dunas da América do Sul. Você nunca os vê da mesma forma, porque tudo está sempre mudando, fortes movimentos de areia e água alteram as formas e a composição das lagoas”, aponta o biólogo, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Jivanildo Miranda, um dos entrevistados pela PBS.
O episódio da PBS sobre os Lençóis Maranhenses faz parte da série documental “Untold Earth” (Terra Não Contada), que apresenta ecossistemas e paisagens singulares ao redor do mundo. A reportagem especial está disponível no site oficial da PBS (www.pbs.org) ou no canal da emissora no YouTube (www.youtube.com/@pbsterra).
Já a relação completa dos 15 principais destinos para o ecoturismo em 2016 pode ser acessada no blog da plataforma PlanetaEXO www.planetaexo.com.
