Home » Livro comemora as vitórias e os grandes momentos da história de 80 anos do Cpers/Sindicato

Livro comemora as vitórias e os grandes momentos da história de 80 anos do Cpers/Sindicato

by admin

A verdadeira obra-prima do magistério público gaúcho – Testemunhos de um Tempo de Luta – já está circulando entre professores de todos os cantos do Rio Grande do Sul. É um grande relato da história do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Cpers), feita de garra e obstinação na busca de valorização e na busca de um ensino mais qualificado. O estado conta hoje com 67 mil profissionais da Educação, entre fixos e temporários, atendendo um universo de cerca de 700 mil alunos em 2,4 mil escolas.

O livro – uma espécie de revista de 26cm por 18cm – tem dezenas de fotos, um design bonito e textos que retratam a linha do tempo dos 80 anos (1945-2025) do Centro dos Professores. As lutas, as greves, os depoimentos de importantes dirigentes da instituição marcam a obra, lançada durante a Feira do Livro de Porto Alegre.

Testemunhos de um Tempo de Luta já está circulando entre professores de todos os cantos do Rio Grande do Sul – Foto: Divulgação / Cpers

A sineta, o grande símbolo do magistério, para chamar os alunos para as aulas e para marcar os movimentos reivindicatórios, é a capa do livro feita pelo Grupo Veraz. Lendo o livro, a gente observa que os grandes momentos da categoria são retratados como lutas épicas, que enfrentam, ainda hoje, a falta de interesse dos governantes com a educação e as escolas públicas.

Esta imensa rede de professores ainda sofre com baixos salários, desvalorização e desleixo dos políticos. Muita conversa e pouca ação na prática. Aí estão as razões para greves, junto com as más condições de prédios e a falta de infraestrutura necessária para manter o interesse dos alunos. “A escola pública, com suas professoras e professores, é a última fronteira contra a barbárie!”, disse o escritor Jeferson Tenório no livro, reforçando a importância da educação na formação de novos cidadãos.

Produção

O editor da obra, Emílio Chagas, foi auxiliado nas pesquisas pela jornalista Jeanice Dias Ramos, com a coordenação institucional e produção do professor Adeli Sell – Foto: Divulgação / Cpers

O editor da obra, Emílio Chagas, foi auxiliado nas pesquisas pela jornalista Jeanice Dias Ramos, com a coordenação institucional e produção do professor, escritor e ex-vereador de Porto Alegre Adeli Sell. “Ninguém melhor para narrar a história com mais autoridade do que os seus protagonistas. São deles os mais autênticos testemunhos, registros, vivências e simples lembranças que formam todo o conjunto histórico e a reconstituição do que foi vivido. Este foi o objetivo da publicação – mostrar os anos de lutas contínuas da entidade nos seus 80 anos”, disse Chagas.

“Testemunhos de um tempo de luta refere-se a períodos de grandes desafios, resistência e transformação”, diz a professora Rosane Zan, presidente do Cpers. “Seguimos acreditando no poder transformador da escola pública e na certeza de que continuaremos sendo o farol da esperança, guiando o caminho contra a mercantilização e a privatização da educação. Que esta história de vitórias siga inspirando a enfrentar os desafios que virão, sempre com força, coragem e unidade”, afirma.

Testemunhos de um tempo de luta refere-se a períodos de grandes desafios, resistência e transformação”, diz a professora Rosane Zan, presidente do Cpers – Foto: Divulgação / Cpers

As dificuldades enfrentadas nas primeiras gestões, a coragem para enfrentar o autoritarismo durante o regime militar e as conquistas históricas se transformam em registros essenciais para refletir sobre a luta sindical e sobre os rumos da educação pública. Nomes lendários como Hermes Zanetti, Delmar Steffen, Paulo Egon Wiederkehr, Maria Augusta Feldman, Lucia Camini, Márcia Alcalay Dorneles, Juçara Dutra Vieira, Simone Goldschmidt, Rejane Oliveira, Helenir Schürer, Eliezer Pacheco e tantos outros prestam depoimentos históricos no livro. São vozes que carregam autenticidade, coragem e memória. Também há relatos importantes sobre greves, enfrentamentos e conquistas, a permanente luta da instituição.

Comemoração

O Cpers/Sindicato completou 80 anos em 21 de abril de 2025 e realizou uma série de eventos comemorativos ao longo do ano, incluindo exposições, lançamento de livro e documentários. A maioria dos eventos pode ser vista através dos canais oficiais do sindicato.

O documentário Avante, educadores, de pé foi lançado em outubro de 2025 e está disponível online. A exposição itinerante 80 anos de Cpers foi aberta na Assembleia Legislativa em novembro. A entidade também recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha em uma sessão solene em novembro de 2025.

* Jornalista

** Este é um artigo de opinião e não necessariamente representa a linha editorial do Brasil do Fato.

Créditos

You may also like