Londres (Inglaterra) – A última etapa da série de exibições UTS (Ultimate Tennis Showdown) será disputada a partir desta sexta-feira em Londres. O torneio é disputado por oito jogadores e vai distribuir US$ 1,865 milhão, com até US$ 922 mil em caso de um campeão invicto.
O evento idealizado Patrick Mouratoglou, que teve suas primeiras edições durante a pandemia em 2020, é famoso por testar várias regras diferentes no tênis, especialmente o limite de tempo, já que os jogos são disputados em quatro quartos de oito minutos cada um.
O Grupo A terá o australiano Alex de Minaur, o russo Andrey Rublev, o tcheco Tomas Machac e o francês Adrian Mannarino. Já no Grupo B estarão o norueguês Casper Ruud, o argentino Francisco Cerúndolo, o belga David Goffin e o francês Ugo Humbert, que substitui o britânico Jack Draper, lesionado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Na rodada de abertura do Grupo A terá, Rublev enfrenta Machac, enquanto De Minaur joga contra Mannarino. No Grupo B, Humbert encara Goffin, enquanto Ruud e Cerúndolo fazem o último jogo da sexta-feira. Já no sábado, será realizada uma rodada dupla para encerrar a fase de grupos. E no domingo, acontecem as semifinais e a final. A transmissão para o Brasil é da XSports em TV aberta e da Joven Pan Esportes na TV por assinatura.
Evento tem formato diferentes, visando jogos mais curtos
Entre outras regras diferentes para o UTS, três são relacionadas ao saque: Apenas o primeiro serviço e permitido, não existe o let e o limite de tempo para sacar é de apenas 15 segundos. Além disso, não há período de aquecimento antes das partidas. Os tenistas entram na quadra e já começam a jogar de imediato. Eles também podem ter comunicação direta com os técnicos por rádio e dar entrevistas durante o jogo. Uma vez a cada quarto, o jogador pode usar uma “carta bônus”, quando o ponto seguinte vale por 3.
Este é o quarto e último torneio UTS na temporada. O primeiro foi disputado ainda em fevereiro, em Guadalajara, com título do tcheco Tomas Machac. A segunda etapa aconteceu em Nimes, na França, no mês de abril e o campeão foi o norueguês Casper Ruud. Já em outubro, Cerúndolo venceu a etapa de Hong Kong. Os organizadores também já confirmam uma nova edição para Guadalajara em fevereiro de 2026.
