×

Lula defende parceria com a China para produção de vacina

Lula defende parceria com a China para produção de vacina

Lula defende parceria com a China para produção de vacina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta segunda-feira (9), que não faltará verba para pesquisas na área da saúde durante sua gestão. Além disso, ao defender o multilateralismo em um evento do Instituto Butantan, Lula abordou a parceria com a China para a produção de vacinas no Brasil, deixando claro que essa escolha não significa um prejuízo para os Estados Unidos.

“Estamos optando pelo que é mais vantajoso para nosso país. Se a China concorda em colaborar conosco na produção de vacinas, suprindo a quantidade que ainda não temos capacidade de produzir, por que não estabelecer uma parceria com ela?”, questionou Lula.

No evento em São Paulo, foi iniciada a vacinação contra a dengue para profissionais de saúde da atenção primária em todo o país. O imunizante, totalmente nacional, foi desenvolvido pelo Butantan após mais de 15 anos de pesquisa financiada pelos governos estadual e federal.

“Enquanto eu tiver a oportunidade de contribuir, não faltará investimento para pesquisas, seja no Butantan ou em outro instituto de pesquisa do país”, garantiu.

A meta é imunizar 1,2 milhão de trabalhadores que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS) contra a dengue. A ampliação da vacinação para outros grupos, de 15 a 59 anos, começando pelos mais velhos, está prevista para o segundo semestre deste ano, à medida que o Butantan aumente sua capacidade produtiva.

Créditos