Lula pede expulsão de servidor da CGU após agressão à ex-namorada e ao filho dela | Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou, nesta quinta-feira (25), a abertura de um processo interno na Controladoria-Geral da União (CGU) para a expulsão de um servidor acusado de agressão à ex-namorada e ao filho dela. De acordo com ele, o combate ao feminicídio e a toda forma de violência contra as mulheres é uma prioridade de seu governo.
“A agressão covarde de um servidor da Controladoria-Geral da União contra uma mulher e uma criança, divulgada em vídeo pela Imprensa, é inadmissível e precisa de uma resposta firme do Poder Público, considerando tratar-se um servidor federal”, escreveu Lula em publicação na rede social X nesta quinta-feira (25).
Segundo ele, a determinação foi feita ao ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, pela “imediata abertura de processo interno para responsabilização e expulsão do serviço público do agressor”.
Na mensagem, Lula disse que não irá “fechar os olhos” aos agressores de mulheres e de crianças, independentemente da posição que ocuparem. “Um servidor público deve ser um exemplo de conduta dentro e fora do local de trabalho”, alegou.
Na quarta-feira (24), no tradicional pronunciamento de Natal, o presidente prometeu liderar um grande esforço nacional envolvendo ministérios, instituições e sociedade brasileira em torno do combate à violência contra mulher. Em sua avaliação, o país não pode aceitar tal tipo de violência. “Nós que somos homens devemos fazer um compromisso de alma. Em nome de tudo que é mais sagrado, seja um aliado”, afirmou o presidente na declaração.

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2026/U/U/sGZ3l8TUqA1WyAQlLEIQ/2025-d.jpg)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2026/8/1/s6E3ROQtqHwv6pxPC99w/2026-06-28t015106z-518340979-up1em6s03m52s-rtrmadp-3-soccer-worldcup-cod-uzb.jpg)