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Magnata Chinês Perde Bilhões com Queda das Ações da Labubu

by admin

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Uma mini bolsa de couro acolchoado Miu Miu laranja com detalhes em um Labubu de pelúcia creme durante a Semana de Moda de Copenhague

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Em agosto, a febre global da Labubu deixou o magnata chinês dos brinquedos Wang Ning mais rico do que Jack Ma, o renomado cofundador da Alibaba. Mas, nos últimos meses, o bilionário de 38 anos viu US$ 11,3 bilhões (R$ 56,5 bilhões) de sua fortuna, que já foi de US$ 27,5 bilhões (R$ 137,5 bilhões), evaporarem em meio às preocupações de que a boneca com aparência de coelho, orelhas pontudas e sorriso travesso possa acabar sendo apenas uma moda passageira.

O presidente do conselho e CEO da Pop Mart International Group ainda possui uma fortuna estimada pela Forbes em US$ 16,2 bilhões (R$ 81 bilhões), em grande parte proveniente de sua participação na fabricante de brinquedos listada em Hong Kong. As ações da Pop Mart despencaram cerca de 40% desde o pico de agosto, quando chegaram a HK$ 339,80 (US$ 43,7 — R$ 218,5), para algo em torno de HK$ 200, o que recolocou Jack Ma, da Alibaba, à frente de Wang no ranking de riqueza da segunda maior economia do mundo.

E o novo ano pode trazer desafios relevantes para a Pop Mart. A receita pode crescer apenas 30%, contra uma estimativa de 200% em 2025, afirma por e-mail Jeff Zhang, analista de ações baseado em Hong Kong da empresa de research Morningstar. O efeito de base elevada deste ano tem peso, mas Zhang também aponta para a demanda enfraquecida na região da Grande China e para o crescimento mais lento nos mercados internacionais, à medida que os preços da Labubu caem no mercado secundário.

Na plataforma chinesa de revenda Dewu, por exemplo, o preço de transação das Labubus mais recentes — a série 4.0, composta por 28 versões de bonecos de pelúcia em tamanho pequeno e em diversas cores — caiu 30%, para cerca de 115 yuans (US$ 16,3 — R$ 81,5) cada, desde o lançamento no fim de agosto. Embora o valor de revenda ainda esteja acima do preço oficial de 79 yuans por unidade, alguns colecionadores desistiram, já que esperavam obter ganhos maiores revendendo online as Labubus que haviam estocado anteriormente.

Perspectivas para o negócio

Um porta-voz da Pop Mart se recusou a comentar o desempenho das ações da empresa, mas destacou seus fundamentos e potencial de crescimento. No primeiro semestre do ano, a Pop Mart informou que a receita triplicou em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando 13,9 bilhões de yuans, enquanto o lucro quintuplicou, chegando a 4,6 bilhões de yuans. Wang previu que a Pop Mart pode alcançar “facilmente” 30 bilhões de yuans em vendas em 2025.

Parte da expectativa de desaceleração no crescimento da receita no próximo ano está relacionada à estratégia da Pop Mart, afirma Mark Tanner, diretor-executivo baseado em Xangai da empresa de pesquisa de mercado China Skinny, em mensagens enviadas pelo WeChat.

A empresa vem aumentando a oferta de seus brinquedos, já que quer se tornar uma marca de entretenimento nos moldes da Disney e talvez não queira manter os consumidores engajados apenas por meio do chamado hunger marketing, explica Tanner. As Labubus, que já foram colecionadas por celebridades como Rihanna, Kim Kardashian e Lisa, do grupo de K-pop Blackpink, chegaram a provocar longas filas em lojas ao redor do mundo, com pessoas disputando um número limitado de bonecos. “Tenho a impressão de que a Pop Mart está, de forma intencional, se tornando cada vez mais acessível para ganhar escala”, diz Tanner.

Sammi Xu, analista de ações baseada em Hong Kong do Deutsche Bank, concorda que a Pop Mart vem aumentando a produção. A empresa agora fabrica 50 milhões de bonecos por mês, ante 10 milhões no início do ano, segundo um relatório do Deutsche divulgado em dezembro. No documento, porém, a analista também descreveu um cenário de “fadiga da moda”, à medida que as pessoas já não têm tanta pressa para comprar as Labubus, agora mais acessíveis. “Isso fica evidente pela redução do fluxo de clientes e pela ausência de filas na maioria das lojas no exterior, com exceção de novas inaugurações ou de algumas cidades específicas”, escreveu Xu.

O que fazer com as ações?

O Deutsche Bank recomendou “manter” as ações, atribuindo um preço-alvo de HK$ 228.

Kenny Ng, estrategista de valores mobiliários baseado em Hong Kong da Everbright Securities International, afirma em mensagens pelo WeChat que um fator-chave para uma recuperação do preço das ações é a capacidade da empresa de sustentar a popularidade futura da Labubu ou de criar outra propriedade intelectual (IP) de grande sucesso.

Ke Yan, chefe de pesquisa baseado em Singapura da DZT Research, afirma que a empresa está entrando em um “período de lacuna de IP”, já que outras linhas de produtos — como Skullpanda ou a série Twinkle Twinkle — não demonstraram o mesmo nível de popularidade. Ele acredita que o preço das ações da Pop Mart pode cair para HK$ 100 no próximo ano.

Para Zhang, da Morningstar, uma colaboração com a Sony para um filme — algo que há muito tempo é alvo de especulações — seria “um movimento natural para expandir a influência global da Labubu”. Ele acrescenta que a Pop Mart “provavelmente recorrerá ao manual de pares tradicionais como Disney e Sanrio para diversificar sua atuação em outros setores, incluindo produtos ligados a entretenimento e mídia”.



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