Erfan Soltani, o jovem manifestante de 26 anos, que foi preso em 8 de janeiro durante os protestos no Irã, será executado nesta quarta-feira, 14, segundo informações da Organização Hengaw. Ele continua detido, sem acesso a um advogado e sua acusação ainda não foi formalizada. Os familiares de Erfan foram informados sobre a execução e o ocorrido fomentou internacionalmente debates acerca do uso de julgamentos sumários.
+ Saldo de mortos dispara no Irã e Trump anuncia tarifas a parceiros da República Islâmica
+ Número de mortos no Irã chega a 12 mil, diz TV de oposição
Segundo informações do portal IranWire, o jovem foi preso perto de sua casa no distrito de Fardis, em Karaj. Ao longo de três dias, a família não teve notícias sobre a sua localização. Apenas no domingo, 11, oficiais iranianos entraram em contato com eles, para confirmar a custódia e a pena de morte. O ativista político exilado, Ebrahim Allah-Bakhshi, foi o primeiro a divulgar a notícia da execução, em uma postagem no X (antigo Twitter).
Veja a publicação
#عرفان_سلطانی قرار است روز چهارشنبه ۲۴ دیماه اعدام شود. طبق اطلاعاتی که بهتازگی از خانواده او دریافت کردهام، وی روز شنبه ۱۹ دیماه در منزلش در فردیسِ کرج بازداشت شده است. امروز با خانوادهاش تماس گرفته شده و تنها اجازه یک ملاقات دهدقیقهای به آنها دادهاند.
به خانواده اعلام… pic.twitter.com/iCIKRg7V4v— Ebrahim Allahbakhshi ابراهیم اللهبخشی (@allahbakhshii) January 11, 2026
Sob anonimato, um familiar chegou a relatar, ao IranWire, que “a família está sob extrema pressão. Até mesmo um parente próximo, que é advogado, tentou assumir o caso, mas foi impedido e ameaçado por agentes de segurança. Disseram a ele: ‘Não há processo para analisar. Anunciamos que qualquer pessoa presa nos protestos será executada. A sentença de Erfan é Moharebeh (Inimizade contra Deus); é definitiva e será cumprida’”.
A fonte ainda ressalta que Erfan havia recebido mensagens ameaçadoras de fontes de segurança antes mesmo da prisão, porém, ainda assim, seguiu firme nos protestos. Ele relatou à família que vinha sendo vigiado.
Quem é Erfan Soltani
Aos 26 anos de idade, Erfan Soltani trabalhava na indústria de vestuário e tinha acabado de entrar em uma nova empresa privada. Seus conhecidos descrevem o ativista como um verdadeiro apaixonado pelo universo da moda e estilo pessoal. Em suas redes sociais, ele demonstrava ser um homem adepto a musculação, esportes e mantinha uma vida aparentemente pacata.
